Demissão de Funcionários: Veja como realizar esse processo sem falhas

0

Uma das tarefas mais difíceis de ser executada por líderes de empresa, é a realização da demissão de funcionários.

De qualquer forma este momento é ruim e por isso é necessário saber em como realizar uma demissão sem cometer falhas.

E pensando nisso, na matéria de hoje preparamos este conteúdo para esclarecer suas dúvidas sobre este assunto.

Institua um dia e horário para fazer a demissão 

Parece não ser muito importante este ponto, porém isso pode influenciar bastante em como o funcionário vai absorver a notícia.

Não é legal demitir logo no início das atividades e pedir para que ele saia só no final do dia, seria uma situação desconfortável, pois o mesmo se sentirá desmotivado a cumprir suas tarefas já que não vai continuá-lo no próximo dia.

Aconselhamos a fazer o comunicado no final do dia, considerando também que os integrantes da equipe estão indo embora, outra opção é aguardar até a última hora da sexta-feira, pois, isso pode impactar menos na semana de trabalho.

Faça uma reunião para comunicar a demissão

Uma vez tomada a decisão de demitir o funcionário, prepare toda a documentação necessária para calcular de forma minuciosa do que será pago. 

Nesta reunião estipule tópicos que serão esclarecidos, é importante que você compartilhe as informações apenas com os profissionais que participarão da reunião ou que estão envolvidos na decisão de alguma maneira. 

Mantenha em sigilo as informações e não permita que elas vazem, pois, se o empregado souber sobre a sua demissão por outras fontes, você poderá ter grandes dores de cabeça. 

Seja Claro (a)

É importante ser ágil para não causar uma situação desconfortável com o funcionário, explique de forma clara os motivos que pesaram para tal demissão, evite explicar demais ou discutir com ele, pois, quanto mais o diálogo for estendido, maior será o estresse da situação.

Mantenha o respeito 

Não seja grosseiro (a) ao desligar alguém da sua empresa, seja gentil, colocando-se no lugar daquela pessoa que está recebendo uma notícia nada agradável. 

Seja Profissional

É importante saber separar as coisas e ser profissional, deixe claro para o funcionário que a decisão se trata de uma decisão profissional e não pessoal.

Testemunhas 

Sempre que for demitir alguém, tenha uma testemunha profissional, por exemplo: alguém do setor de RH, advogado, ou supervisor de outro departamento.

Isso é muito importante para casos em que o funcionário não reagir bem, sendo agressivo ao receber a notícia. 

Esclareça ao funcionário os próximos passos burocráticos 

Explique para que serve cada uma das documentações importantes sobre a demissão e as providências legais que serão tomadas, entregue a ele (a) uma cópia com todas as informações relativas às verbas rescisórias. 

Comunique a equipe 

Após a demissão de um colega de equipe, o clima laboral pode ser de insegurança entre os demais integrantes, por isso é necessário que tenha transparência entre os demais funcionários, explique os motivos com clareza, sem expor o empregado demitido.

Demitir um funcionário não é uma tarefa fácil, por isso é importante que esses cuidados sejam tomados, pois, essa situação pode gerar uma experiência muito ruim, tanto para a empresa, tanto para quem foi desligado. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Laís Oliveira