40% das pequenas empresas precisaram demitir funcionários durante a pandemia

0

Levantamento da fintech BizCapital revela que setores de turismo, transporte e restaurantes demitiram metade dos seus quadros de colaboradores

A BizCapital, fintech que concede empréstimo online para micro e pequenas empresas, realizou uma pesquisa com mais de dois mil empreendedores e constatou que 90% dos empresários foram afetados negativamente pela pandemia.

Desses, 40% tiveram que demitir de 1 a 3 funcionários. No entanto, 49% afirmaram que não precisaram demitir funcionários para sobreviver.

“Os pequenos empresários estão fazendo o possível para não haver corte de pessoal. Apesar de não serem maioria, as demissões vêm acontecendo, infelizmente.

demissão

Nosso estudo mostra que a média de demissão por empreendimento é de 1 a 2 funcionários, mas, como são pequenas empresas, a média de funcionários por estabelecimento entrevistado é de 3 colaboradores.

Isso significa que mais da metade do quadro acaba sendo prejudicado”, explica Francisco Ferreira, CEO da BizCapital.

Quando analisamos os segmentos é possível perceber que bares, lanchonetes e restaurantes, possuem uma média de demissão de 2 funcionários por estabelecimento, bem como o setor de turismo e transporte.

Esse dado revela que essas atividades foram bastante impactadas com a redução do faturamento e das demandas. “Para se ter uma ideia, o setor de turismo e transporte teve, em média, 72% de queda na receita no mês de maio, enquanto que os serviços de beleza 68%. Até mesmo os bares e restaurantes, que que reforçaram sua produtividade ou começaram a usar delivery, tiveram uma perda de 62% no faturamento”, explica Francisco.

A pesquisa aponta também que empresas com menos receitas acabam sendo afetadas diretamente. Cerca de 60% dos negócios que demitiram entre 1 a 3 funcionários, possuem uma receita mensal menor que R$ 50 mil.

Já as empresas com receita maior que R$200 mil, foram 7%. “A verdade é que as micro e pequenas empresas foram muito prejudicadas, mas estão buscando capital para manter os seus negócios e conseguir retomar no segundo semestre”, finaliza Francisco.

Sobre a BizCapital

Fundada em 2016, a fintech se destaca por conceder empréstimo online para pequenas e médias empresas, por meio de um processo rápido e seguro para tornar o crédito mais acessível. A ideia da empresa surgiu para atender os empreendedores de diversos segmentos que precisam de empréstimos para capital de giro ou ainda para comprar estoques ou equipamentos. A velocidade na entrega do dinheiro é o grande diferencial da startup carioca que deposita o dinheiro na conta em até 1 dia e sem burocracias.