Demora muito para o nome ficar limpo?

Saldar dívidas que parecem intermináveis é um alívio para muitas pessoas, mas depois disso, quanto tempo demora até o nome ficar limpo novamente?

Atualmente, é crescente o número de pessoas negativadas, com os altos índices de desemprego as contas acabam ficando acumuladas e o atraso pode ocasionar o nome sujo dos cidadãos. 

Segundo os dados do Serasa 1,62 milhões de pessoas estão com o nome negativado pela falta de pagamento das dívidas. O nome sujo impede que os cidadãos consigam ter acesso a serviços bancários, o que pode dificultar ainda mais a situação desses indivíduos. 

O que deve ser feito para limpar o nome?

O primeiro passo é saber que o nome só será limpo quando o sujeito efetuar o pagamento da dívida. Contudo, a “limpeza” do nome não acontece imediatamente o que pode acabar frustrando muitas pessoas. 

É preciso identificar quais são as pendências que fizeram com que o nome acabasse sendo negativado, após a identificação das dívidas procure formas de renegociar os valores para efetuar o pagamento. 

Para consultar as pendências, busque saber como está a situação do seu CPF nas entidades de proteção ao crédito como o Serasa. 

A negociação pode ser feita com a empresa onde o débito foi efetuado, através da negociação é possível estabelecer uma quantia que satisfaça às duas partes. 

Como nome fica negativado e o que isso pode causar?

O nome vai parar em uma entidade proteção ao crédito como o SPC e o Serasa como uma maneira de “pressionar” ou “exigir” o pagamento. 

O nome vai parar nessas entidades porque as empresas efetuam o cadastro dos devedores. O nome negativado pode impossibilitar as pessoas de conseguir ter crédito em instituições financeiras, impede a liberação de serviços como financiamentos e empréstimos, o aluguel e o financiamento de imóveis também fica impossibilitado. 

Isso afeta as finanças de muitas pessoas e pode prejudicar quem precisa recorrer a serviços como esses. 

Quanto tempo demora para o nome ficar limpo após o pagamento da dívida?

Quem tem o nome negativado acaba carregando o estigma de mau pagador. Por causa disso fica quase impossível conseguir usufruir de outros serviços bancários. 

Se livrar desse peso é um desejo de muitos brasileiros, por isso saiba que os órgãos de proteção ao crédito costumam retirar o nome da pessoa que efetuou o pagamento da pendência em até 5 dias úteis. 

Nos casos onde o pagamento foi realizado e o tempo estipulado já foi ultrapassado é preciso reunir os documentos que comprovem o saldamento da dívida. 

Comentários estão fechados.