Desconto em nota fiscal: Aprenda agora como aplicar

Para aplicar o desconto na nota fiscal eletrônica é fácil.

Imagine a seguinte situação. Uma loja lança a promoção: “Na compra de 3 produtos, você ganha 25% de desconto”. 

Certo, 3 produtos e 25% de desconto para o cliente que comprar, mas como a loja vai fazer a aplicação desse desconto na nota fiscal?

Simples: para que o cálculo seja feito da forma correta, é necessário dividir a porcentagem, que no caso é 25%, pelas 3 mercadorias e aí então adicionar o valor do campo de cada uma.

Lembrando que o campo “desconto” da nota fiscal eletrônica não é um campo obrigatório. Assim, alguns itens podem ter desconto e outros não.

A aplicação do desconto permite que na hora da emissão você consiga fazer o abatimento do valor, apenas para mercadorias que realmente estiverem em promoção.

Resumindo: o desconto deve ser padronizado entre seus produtos ou serviços e não no valor final da nota. Ela exige que o desconto seja especificado em cada item. Isso significa que não é possível indicar o desconto apenas no total da nota fiscal.

Confira o nosso post completo para mais detalhes sobre os descontos na nota fiscal!


Desconto em nota fiscal

Dar desconto no preço de uma mercadoria ou serviço é uma prática muito comum. Geralmente, isso é utilizado como estratégia para resolver alguns problemas pontuais, como por exemplo, giro de caixa, atrair novos clientes ou até liberar espaço para novos produtos.

Contudo, aplicar desconto na nota fiscal pode não ser algo tão simples. Isso porque o processo é diferente do que antes era feito nas notas impressas. Antigamente, o processo era mais prática e simplificado, como por exemplo:

Para as notas modelo 1/1A, não existiam muitas regras: era possível informar o desconto apenas no total da nota, ou discriminando em cada item.

Depois da modernização do processo de emissão da nota fiscal, os empresários que antes utilizavam as notas em papel, precisaram ficar atentos ao novo processo de aplicação de desconto.

Se você também está começando emitir nota fiscal eletrônica e não sabe como aplicar desconto, confira o nosso artigo!

Desconto na nota fiscal: como aplicar

Independentemente da estratégia escolhida para lançar uma nova promoção, você precisa entender o processo na hora de aplicar o desconto na nota fiscal eletrônica.

Lá trás, com a nota fiscal impressa, não existia um padrão ideal para realizar esse desconto. Agora, com a nota fiscal eletrônica, existe um modelo a ser seguido para a aplicação de descontos.

Por se tratar de um documento digital, a padronização da aplicação de desconto veio para facilitar esse processo e economizar mais tempo da sua rotina. Então, todo e qualquer sistema emissor de nota fiscal possui esse modelo padrão.

A aplicação do desconto deve ser padronizado entre seus produtos ou serviços e não no valor final da nota. Ela exige que o desconto seja especificado em cada item. Isso significa que não é possível indicar o desconto apenas no total da nota fiscal.

O desconto na venda de mercadoria da NF-e faz parte da base de cálculo do ICMS?

Os descontos que forem concedidos sem condição específica não serão integrados à base de cálculo do ICMS. Assim, quando uma operação conceder um desconto no valor da mercadoria, o ICMS será calculado sobre o valor com desconto.

Nos casos de desconto condicional, havendo pagamento antecipado, por exemplo, a base de cálculo do ICMS será o valor da mercadoria, sem o desconto.

Desconto condicional

Conhecido também como desconto financeiro, o desconto condicional é uma forma de desconto que, para ser concretizado, deve ocorrer antes da emissão da nota fiscal.

Nesse caso, é concedido desconto apenas se for cumprida uma condição pela pessoa que está pagando pelo serviço ou produto. Por exemplo:

Um curso de inglês oferece 5% de desconto para o aluno que pagar a mensalidade das suas aulas até o 5º dia útil do mês.

Nesse caso, o desconto condicional não é deduzido da receita bruta no cálculo de tributos.

Desconto incondicional

Chamado também de desconto comercial, o desconto incondicional é uma modalidade que aplica o desconto no momento da transação ou negociação. Por exemplo:

Um cliente chega na sua loja e seleciona alguns itens totalizando o valor de R$200,00. Na hora de pagar, ele dá a famosa “choradinha” para diminuir o valor total da compra, você pensando em fidelizar o cliente, oferece a ele um desconto de 10%, independente da forma de pagamento (à vista ou a prazo). Sendo assim, o desconto não está atrelado a uma condição.

Nesse caso, o valor total da nota final será contabilizado. Ou seja, o desconto incondicional é deduzido da receita bruta no cálculo de tributos.

Cuidados ao preencher a nota fiscal

O preenchimento de nota fiscal é algo que toma um certo tempo. É preciso uma dedicação maior para selecionar os dados exigidos, colocá-los na nota e fazer a conferência antes de emitir. Hoje, existem ferramentas que facilitam e ajudam a otimizar o seu tempo nesses tipos de processo. 

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Vhsys – Conheça o sistema Vhsys, faça um teste grátis do VHSYS por 7 dias.