Desconto na conta de luz: será que você vai ter direito?

O governo havia prometido no passado que contemplaria quem conseguisse economizar energia no período da crise hídrica

Um desconto na conta de luz do brasileiro é a promessa feita pelo Governo Federal que pretende contemplar 35,3 milhões de pessoas. Para ter direito ao desconto, você terá que ter conseguido economizar 10% entre setembro e dezembro de 2021.

O governo havia prometido no passado que contemplaria quem conseguisse economizar energia no período da crise hídrica. Para isso, foi criado o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. Uma forma de incentivar a redução no consumo.

No final do ano passado, o país passou por momentos com poucas chuvas, deixando os reservatórios em níveis críticos. O que levou o Planalto a pedir à população que economizasse energia. Alguns especialistas até alertaram que o país poderia sofrer um apagão.

Desconto na Conta de Luz

O brasileiro que conseguiu economizar de 10% a 20% do consumo, entre setembro e dezembro ganhará um desconto na conta de energia elétrica. Neste caso, para dar o desconto, será comparado o consumo que você teve no mesmo período em 2020.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, os consumidores que forem contemplados terão um desconto de R$ 0,50 por kWh (quilowatt-hora). A estimativa é que serão distribuídos aproximadamente R$ 2,4 bilhões em bônus.

O Ministério divulgou que 5,6 milhões de MWh (megawatt/hora) foram economizados no país, o que representa uma média de 4,5%.

Como conseguir o desconto?

O desconto, segundo o governo, será dado de forma automática na conta do mês de janeiro de 2022. Desta forma, não há necessidade do consumidor se inscrever ou solicitar para ter o benefício.

As pessoas que não foram contempladas, não serão penalizadas, elas pagarão suas contas de energia nos valores normais. Para saber se você recebeu o desconto, basta conferir o detalhamento da sua conta de luz.   

Comentários estão fechados.