18°C 28°C
Uberlândia, MG

Descubra como a contabilidade pode auxiliar seu departamento pessoal

Descubra como a contabilidade pode auxiliar seu departamento pessoal

11/01/2019 às 16h14 Atualizada em 11/01/2019 às 18h14
Por: Ricardo
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

departamento pessoal é uma área muito sensível para qualquer empresa e pode ser fonte de dor de cabeça e desarranjos financeiros. Basta lembrar que inconformidades podem resultar em passivos trabalhistas ou problemas com o fisco. É para evitar esse tipo de situação que cada vez mais empresas incorporam a contabilidade no departamento pessoal. 

Continua após a publicidade

Diminuir os riscos já é um grande passo para preservar a saúde financeira na sua empresa. Mas, a contabilidade no departamento pessoal oferece, ainda, outras vantagens, como a maior eficiência e agilidade na execução dos processos, redução de erros, prevenção contra fraudes, entre outros pontos.

Leia nosso artigo e saiba qual é a importância da contabilidade para o departamento pessoal. Confira! 

Como uma empresa de contabilidade pode auxiliar o departamento pessoal da empresa?

A contabilidade no departamento pessoal favorece tanto a estratégia da empresa quanto os controles e processos. Por isso, esse serviço é capaz de facilitar uma série de atividades do setor. Entre elas, destacamos:

  • agilidade na execução dos processos;
  • redução de erros e retrabalhos;
  • diminuição dos riscos jurídicos e tributários;
  • apoio ao planejamento financeiro e tributário;
  • redução de custos por falhas no cumprimento das obrigações;
  • análise estratégica sobre gastos com pessoal;
  • administração de benefícios;
  • processamento da folha de pagamento;
  • geração de relatórios.

O apoio não se limita a esses pontos. Dependendo da forma como é feita a integração entre contabilidade e departamento pessoal é possível ampliar essa lista. Quanto mais alinhadas estiverem as duas áreas, melhores serão resultados obtidos. Continue no nosso artigo, vamos exemplificar como essas vantagens se concretizam na prática!     

Continua após a publicidade

Quais os principais pontos positivos de contar com esse serviço?

O papel do departamento pessoal é acompanhar toda a trajetória dos trabalhadores de uma empresa, desde a seleção e contratação até o desligamento. O setor lida diariamente com o ativo mais importante da empresa: as pessoas. Essa função está focada na burocracia que envolve as relações de trabalho, como a gestão dos dados, do pacote de remuneração e de uma série de obrigações.

Usaremos quatro pontos importantes para exemplificar os pontos positivos trazidos pela contabilidade no departamento pessoal. Veja!

Obrigações acessórias

É obrigação da empresa fazer a transmissão de informações para órgãos governamentais e o recolhimento de impostos e encargos trabalhistas. No entanto, essas atribuições são complexas, pois requerem habilidade e controle rigoroso dos dados e prazos para não gerar inconsistências passíveis de responsabilização fiscal e trabalhista.

Uma assessoria contábil experiente está qualificada para fazer esse trabalho de forma rápida e correta. Isso porque seus profissionais foram treinados para executar essas funções e fazer análises aprofundadas.

Continua após a publicidade

Quando o governo anuncia um plano de desoneração da folha de pagamento, é preciso averiguar se essa medida é benéfica à empresa e agir a tempo de aderir ao programa. O mesmo vale para qualquer incentivo oferecido para questões trabalhistas. Um contador tem domínio dessas informações e dos cálculos necessários para apurar quanto a empresa pode ganhar ou perder nesses casos.

Folha de pagamento

Outro ponto em que muitas empresas enfrentam dificuldade é na gestão da folha de pagamento. Falhas de processamento podem gerar prejuízos financeiros, passivos trabalhistas e comprometer a apuração de resultados contábeis do negócio. Conhecimento especializado, portanto, é fundamental.

Impessoalidade

Existem, ainda, aspectos que comprometem as relações humanas na empresa. Em muitos casos, recai sobre o departamento pessoal situações difíceis de serem administradas, como a dispensa de funcionários. Quando esse processo é conduzido por uma empresa terceirizada, é possível preservar as relações entre a empresa e os colaboradores, evitando o sentimento de que a decisão é pessoal.

Fica mais fácil garantir a impessoalidade quando a homologação da dispensa é feita em um ambiente externo, como a sede da assessoria contábil, ambiente em que o colaborador será recebido e orientado sobre os motivos da demissão e verbas trabalhistas sem que ocorram conflitos desnecessários.

Essa prática também evitará favorecimentos a alguns funcionários, sem que a empresa tenha conhecimento do fato. 

Cumprimento das leis trabalhistas

As relações de trabalho são regidas por Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT. Ela estabelece procedimentos para cálculo de férias, horas extras, rescisão etc. A contabilidade é especializada em fazer o controle e a apuração dessas questões, evitando que direitos sejam negligenciados e se tornem, futuro, em pesados passivos trabalhistas. 

Mudanças legais e administrativas

Certamente, os profissionais do departamento pessoal enfrentaram dificuldades para compreender e se adaptar a mudanças recentes, como a reforma trabalhista e a adesão ao e-Social.

É normal que isso aconteça, pois foram alterações impactantes na rotina de trabalho do setor. O serviço contábil, entretanto, acompanha os processos de mudanças de normas de forma mais aprofundada, preparando-se para elas com antecedência. 

Quais benefícios uma empresa de contabilidade traz para o departamento pessoal?

Agora que detalhamos todos como a assessoria contábil pode contribuir para o departamento pessoal, podemos resumir alguns benefícios importantes desse serviço. 

Visão global

A experiência da empresa de contabilidade permite a ela identificar impactos do setor de forma abrangente. Ou seja, ela consegue avaliar mecanismos para redução de custos, o melhor enquadramento tributário para a empresa, políticas de remuneração e benefícios que precisam ser revistas, entre outros pontos.

Redução dos custos trabalhistas

O trabalho da assessoria contábil consiste, também, na formulação de contratos de trabalho personalizados, manual de normas e procedimentos prevendo descontos previstos em lei. É uma forma de reduzir os custos trabalhistas de forma legal.

Gestão de benefícios

A concessão de benefícios, como vale transporte, vale refeição, alimentação e planos de saúde impacta o caixa da empresa mensalmente. Ainda assim, é comum que muitas organizações percam dinheiro por falta de controle e apuração correta desses benefícios.

O serviço, quando executado pela assessoria, evita não ocorra privilégio para funcionários ou gastos desnecessários, como ocorre quando os benefícios são pagos a colaboradores desligados por pura falta de controle. 

Como ele ajuda a reduzir os impactos do eSocial nas empresas?

Ainda é grande o número de empresas que enfrentam dificuldade para fazer a adesão ao eSocial, sendo que muitas estão deixando para implantá-lo na última hora. Até agosto de 2018, 1 milhão de empresas tinham migrado para o sistema de um total de 4 milhões de organizações que devem adotar a plataforma.

O principal problema na hora de fazer a adequação ao eSocial está no domínio das novas rotinas, em ambiente digital. Isso pressupõe o cumprimento de processos, prazos e regras, algo que faz parte da expertise das empresas de contabilidade.

No caso da Contábil Rio, esse trabalho engloba a verificação de conformidade das informações prestadas por meio do cruzamento de diversas declarações, evitando, assim, passivos desnecessários com o fisco.

Além disso, desenvolvemos o Manual de Boas Práticas do Cliente, com orientações sobre como e até quando arquivar documentos de forma rápida e segura.

Quais os diferenciais da Contábil Rio nesse aspecto?

história da Contábil Rio começou em 1955, oferecendo serviço especializado de contabilidade e legalização de empresas. Esse trabalho foi se aprofundando ao longo dos anos e, hoje, atuamos em quatro frentes:

  • Departamento pessoal;
  • Fiscal;
  • Legalização;
  • Contabilidade.

Na parte de departamento pessoal, abrangemos uma extensa gama de serviços oferecidos, dos processos mais burocráticos — como informe de rendimentos, emissão da folha de pagamento e recolhimento de tributos e encargos, entre tantos outros — aos mais estratégicos.

É nesse ponto que está nosso diferencial. Vale destacar quais são:

  • recrutamento e seleção feito por psicólogo com definição de perfil;
  • treinamento do pessoal administrativo buscando agilidade, conformidade fiscal, eliminação de retrabalho;
  • auditoria em folha de pagamento.

Entendemos que a contabilidade no departamento pessoal faz com que sua empresa gerencie melhor os recursos financeiros e humanos, tornando-a mais eficiente e produtiva.

Conteúdo por Kyvya Revoredo via Contábil Rio

Contador é hora de se capacitar e se especializar em departamento pessoal

Gstaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completa. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já e comece 2019 com o pé direito!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

19° Sensação
2.31km/h Vento
93% Umidade
75% (0.69mm) Chance de chuva
06h24 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Sáb 28° 19°
Dom 27° 20°
Seg 28° 20°
Ter 29° 21°
Qua 29° 18°
Atualizado às 03h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,24 -0,03%
Euro
R$ 5,58 -0,07%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,43%
Bitcoin
R$ 358,883,08 +1,76%
Ibovespa
124,196,18 pts 0.02%