Descubra se pessoas com nome sujo podem participar de consórcios

O consórcio funciona por meio do pagamento de parcelas, como uma poupança feita por vários indivíduos, ela serve para aqueles que tenham interesse de adquirir serviços e bens.

O que muitos não sabem é se é possível usufruir dessa modalidade tendo o nome sujo. A modalidade auxilia pessoas a adquirirem bens e serviços que excedem o orçamento individual atual. 

É uma alternativa viável para muitos consumidores que necessitam de recursos para atingir seus objetivos, descubra se você pode ter acesso ao serviço se estiver com o nome sujo. 

Como funciona o consórcio?

Trata-se da junção de indivíduos que possuem objetivos similares de obtenção de um serviço ou produto. Sendo assim, os participantes devem contribuir através do pagamento de parcelar mensais para a formação de uma poupança que deverá ser comum a todos os integrantes. 

As administradoras são as entidades responsáveis pelo consórcio, isto é, essas entidades são responsáveis pela disponibilização da carta de crédito para o sujeito que contratou o serviço. 

Existem várias modalidades de consórcios, vão desde a obtenção de imóveis e bens como carros e casas até a aquisição de serviços como procedimentos estéticos e viagens. 

O Banco Central efetua a regulação dessas administradoras. O consórcio funciona da seguinte maneira:

  • Escolha do plano de serviços, parcelas e prazo de pagamento;
  • Assinatura do contrato;
  • Início do pagamento das parcelas.

O objetivo é que casa um dos participantes do consórcio possam ter acesso às quantias arrecadadas por meio das parcelas, dessa maneira todos poderão alcançar seus objetivos. 

A escolha dos participantes contemplados é feita com base em um sorteio ou lance, no caso do lance o participante oferece uma oferta que serve para este ter mais oportunidades de ser o escolhido da rodada. 

Os consórcios são interessantes por não trabalharem com taxas de juros e ajudam os participantes a negociarem pagamentos a vista o que pode reduzir o valor do bem ou serviço a ser adquirido, ou contratado. 

Posso contratar participar do consórcio tendo nome sujo?

Não existe nenhuma diretriz que impeça o indivíduo com o nome sujo de contratar os serviços de um consórcio, contudo, ela precisa conseguir manter o pagamento das parcelas determinadas pelo plano escolhido. 

Em alguns casos, o consorciado que tiver o nome sujo pode ter que saldar seus débitos antes de receber as quantias referentes a carta de crédito contratada. O pagamento da carta de crédito está sujeito a análise do histórico do consumidor, isto abarca os débitos e pendências. 

Antes de contratar o serviço é preciso averiguar se não há dívidas em seu nome, isto pode dificultar a vida do contratante na hora de receber seu crédito. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.