Com a grande disputa de posicionamento nas páginas de buscas, contratar um profissional em SEO para empresas é uma ideia acertada e o Google dá dicas para quem deseja investir em um.

SEO é a sigla de Search engine optimization, otimização de mecanismo de pesquisa, em tradução livre. Contratar um SEO é uma maneira de aperfeiçoamento de seu website, porém, é um serviço que deve ser muito bem pesquisado antes da contratação.

Para te ajudar na tarefa de contratar um SEO para o site da sua empresa, além de saber mais o que é o search engine optimization, o Google preparou uma série de informações muito úteis. 

Vale salientar que o Google é a maior plataforma de busca do mundo. Estar bem colocado nas buscas significa ter um bom trabalho de SEO em seu website. 

O que analisar ao escolher um SEO?

Assim como as empresas que atuam apenas fisicamente, as que contam com serviços on-line também estão em constante competitividade. Quem tem um site de produtos e serviços, especialmente, está sempre buscando formas de ranquear nos buscadores, como o Google.

Nessa busca pelas primeiras posições, as agências ou profissionais consultores de SEO costumam oferecer serviços que são muito úteis para as empresas envolvendo seu website, como:

  • A análise completa do conteúdo e da estrutura de seu website;
  • Consultoria técnica envolvendo o desenvolvimento de sites, seja a construção, hospedagem, os redirecionamentos de páginas e páginas de erro;
  • Desenvolvimento de conteúdos relevantes;
  • Pesquisas de palavras-chave adequadas ao seu website;
  • Gerenciamento de campanhas e anúncios;
  • Experiências tanto nas regiões de atuação quando no mercado específico de seu negócio.

O ideal é contratar o profissional em SEO o quanto antes, seja na construção ou na repaginação do website. Desta forma, o site será criado para ser lido facilmente pelos mecanismos de busca. 

É importante saber que aprimorar um site existente com SEO é possível, porém a melhor forma é criar ou remodelar com as técnicas aplicadas. Portanto, contratar um profissional para realizar o SEO para a sua empresa, significa comprometer-se a fazer as mudanças que ele sugerir. 

Essas mudanças requerem esforço e tempo, e se você não estiver disposto a autorizá-las talvez não seja interessante contratar um profissional.

Ao cogitar um profissional especializado, entreviste-o. Peça para mostrar os cases de sucesso dos sites em que trabalhou, se tem experiência no seu setor específico ou em sua região de atuação, além de referências de outros clientes, se segue as diretrizes indicadas pelo Google para profissionais webmasters, entre outras coisas. 

É interessante questionar se oferece orientação de marketing para complementar o trabalho de SEO do site. O ideal também é pedir ao profissional uma auditoria do seu site, para que ele opine no que precisa ser feito e qual resultado você deve esperar. 

O profissional deve ser capaz de informar estimativas de melhoria, além do trabalho que será necessário. Não caia nas “garantias” que o trabalho dele te dará o primeiro lugar nos rankings. 

Todo profissional de SEO de qualidade sabe que isso não é garantido. O portal Culturamix, reuniu algumas dicas para os profissionais focarem ainda nas técnicas de SEO e melhorar seu PageRank.

Algumas precauções a tomar ao contratar um SEO

Ao avaliar e contratar seu profissional, verifique a ética de trabalho dele. Alguns profissionais fazem algumas práticas que violam as diretrizes do próprio Google, tentando manipular os resultados de maneira inadequada ou utilizando práticas de marketing agressivas sem necessidade. 

Saiba que, ao violar as regras do Google, seu site pode ter um ajuste negativo na colocação do ranking, e todo o seu investimento pode não resultar em nada, ou pior, na remoção do seu site do índice de busca simplesmente por práticas irregulares do profissional.

Quando seu profissional apresentar as sugestões de alteração, verifique com uma segunda fonte ou até numa busca em blogs de webmasters para verificar se alguma prática não viola as diretrizes do Google. 

Algumas práticas irregulares que alguns profissionais costumam cometer:

  • Criação de domínios de “fachada”, que basicamente encaminham os visitantes para um determinado site por meio de redirecionamentos que são fraudulentos. 
  • Esquemas de links, compra ou venda de links para aumentar a classificação do site no Google. Isso é totalmente contra as diretrizes. 

Na hora de contratar o profissional, leve todos esses fatores em conta. De acordo com Guilherme da Luz, um dos mais renomados profissionais de SEO e Conteúdo do Brasil, a construção da sua reputação on-line é essencial para a sua empresa alcançar bons resultados na busca orgânica.

Além disso, utilize o SEO para alavancar a colocação de seu site nas buscas e ser visto por mais potenciais clientes.

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