Detran-PA realiza curso de capacitação para gestores de trânsito

O curso será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou nesta segunda-feira (6) a realização do primeiro curso de capacitação de gestores municipais de trânsito em Castanhal. 

O curso será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e conta com a presença de profissionais do transporte de várias cidades da região. 

Segundo o Detran, o objetivo do curso é capacitar gestores municipais e profissionais de trânsito sobre os aspectos legais e institucionais da municipalização de trânsito, enfatizando a importância da tríade educação, sinalização e fiscalização, e tem como objetivo fortalecer o Detran e os municípios. 

Tudo isso para proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre trânsito, de forma integrada à realidade e compreender a importância da prevenção de acidentes, da acessibilidade, mobilidade urbana e da qualidade de vida.

Esta é a primeira turma a receber o curso, que conta com representantes das cidades de Ananindeua, Benevides, Castanhal e Vigia. 

No ano que vem, o órgão pretende levar o treinamento para outras cidades do interior do estado.

“A nossa expectativa é para que possamos, desde já, conseguir êxito neste mas nos aperfeiçoarmos para um curso cada vez melhor nessa iniciativa de qualificação dos municípios”, conclui Gouveia.

O agente de trânsito e transporte da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran) de Castanhal, Atalias Maciel, destaca a importância da formação para a realidade dos municípios. 

“É um curso muito importante para nós, tendo em vista que as pessoas que estão ministrando o curso tem um currículo muito bom e que traz credibilidade, o que contribui bastante na nossa formação e atualização sobre o tema”.

A carga horária do curso é de 40 horas, divididas em 5 dias, e o conteúdo envolve aspectos como educação para o trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização viária, fiscalização e operação de trânsito. 

A formação encerra na tarde desta sexta-feira (10 de dezembro).

Comentários estão fechados.