Detran (RS) pede aos motoristas que não paguem o licenciamento 2021

0

O Detran (RS) Departamento Estadual do Rio Grande do Sul orienta que os proprietários de veículos não realizem o pagamento do licenciamento 2021 do veículo. Isso porque a taxa ainda não foi reajustada, o órgão pede que a população aguarde o possível reajuste.

Por conta da decisão de que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) não será mais impresso, o Detran recomenda que o pagamento ainda não seja feito.
Segundo informações existe uma vontade do Detran (RS) em reduzir o valor da taxa de licenciamento, isso porque o envio pelos Correios terá custos.

Entretanto, essa taxa cobre outros gastos, além da impressão do documento e a entrega pelos Correios. Serão inclusos custos como processamento, armazenamento e segurança dos dados, geração do documento, além de despesas com pessoal.

Prazo para o licenciamento em 2021 no Rio Grande do Sul

No início de dezembro, o Detran divulgou o calendário de licenciamento. A validade irá variar de acordo com o final da placa do veículo:

Carros novos em pátio de fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP) 19/03/2020 REUTERS/Roosevelt Cassio

Final da placa 1, 2 e 3 — 30 de abril
Final da placa 4, 5 e 6 — 31 de maio
Final da placa 7 e 8 — 30 de junho
Final da placa 9 e 0 — 31 de julho

O CRLV será disponibilizado à população somente em 2021. O documento terá atualização automática no sistema. Diante disso, o usuário terá duas opções de obter o CRLV.

O CRLV poderá ser obtido através de acesso pelo celular CRLV Digital (aplicativo Carteira Digital de Trânsito). O motorista também poderá imprimir o documento em papel branco (formato A4), com tinta preta e em página única.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil