Dia da Saúde Mental: Conheça hábitos que ajudam a manter a saúde no local de trabalho

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Sabemos que há vários problemas de saúde que podem interferir nas atividades do dia-a-dia, mas hoje, vamos falar sobre a saúde mental e conhecer alguns hábitos que podem ajudar a manter a saúde em dia, principalmente no trabalho.

Para entender um pouco sobre o assunto, é preciso destacar que existe o dia específico voltado à conscientização da população sobre problemas relacionados à saúde mental.

A data foi instituída pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992.

A partir daí passou a ser lembrada todos anos no dia 10 de outubro.

Aproveitando o ensejo, ressaltamos que a OMS (Organização Mundial de Saúde) aborda o tema com prioridade e chama a atenção dos empregadores que precisam estar atentos à essas questões, devido ao grande número de dias de incapacidade que o transtorno mental pode causar.

As doenças que estão relacionadas à transtornos mentais, principalmente, em jovens também tem aumentado rapidamente. 

A pandemia também intensificou está situações, pois, mudou a rotina de trabalho e mantém um distanciamento social, o que representam impacto sério não apenas para o trabalhador, mas para toda a família.

Entre essas doenças mais graves, podemos citar as crises de ansiedade, estresse crônico e síndrome do pânico, a depressão e outros.

De acordo com informações da Previdência Social, os transtornos mentais são a terceira principal causa de afastamento de trabalhadores por doença no país. 

Bons Hábitos 

As doenças mentais devem ser tratadas como qualquer outro tipo de enfermidade.

Além de medicamentos, o tratamento também pode contar com uma equipe de profissionais, dentre eles psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas e auxiliares de enfermagem, em busca da diminuição do sofrimento do paciente, visando sua reabilitação e, principalmente, qualidade de vida.

Para isso, é importante pedir ajudar e não tratar a questão com preconceito. Sendo assim, algumas posturas organizacionais podem ajudar a criar um ambiente mais saudável.

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Listamos algumas:

  • O incentivo da colaboração e socialização no ambiente de trabalho;
  • Evitar pressões desnecessárias, além de situações que possam configurar assédio ou humilhação; 
  • Respeitar horários de trabalho e descanso;
  • Ter equipe qualificada para ouvir e ajudar funcionários em situações difíceis 

Além das melhorias que podem ser realizadas pelo empregador, também há a contrapartida do trabalhador, pois, não adianta cumprir todos os prazos, se isso significa adoecer logo depois.

Os cuidados com o bem-estar no trabalho podem começar na sua equipe.

Assim, trazemos as seguintes dicas:  

  • Conheça seus limites e evite sobrecarga. É preciso ficar atento e respeitar as regras estabelecidas para manter um ambiente laboral mais saudável para todos; 
  • Se fizer uma jornada mais longa, compense dormindo. Uma boa noite de sono ajuda na concentração e no descanso; 
  • Cuide de sua alimentação. Consumir as quantidades recomendadas de nutrientes é essencial para manter o bom funcionamento do corpo e, em consequência, o seu desempenho no trabalho;
  • Hidrate-se. É uma atenção que precisa ser redobrada nos tempos quentes e secos, mas que não pode ser ignorada nos dias frios – quando mais esquecemos de consumi-la.
  • Faça exercícios constante, principalmente de respiração para se acalmar. Atitudes simples no seu dia a dia podem lhe ajudar a começar a mudar seus hábitos. Faça um alongamento de braços, pescoço e mãos. 
  • Tenha outras atividades como passatempos. Leitura, ouvir música, ter um esporte favorito, são algumas atividades que podem ajudar a desestressar da rotina;
  • Consulte seu médico regularmente. Fazer exames e ter um acompanhamento pode prevenir doenças. Se corpo e mente forem mantidos em ordem, seu desempenho e bem-estar na empresa estarão ainda mais afiados.

Produtividade

Todas essas dicas acima podem te ajudar em sua saúde e, principalmente em sua produtividade.

Muito se fala sobre esse termo, mas você sabia que está diretamente ligada ao seu bem estar? Sendo assim, a sua saúde aliada ao acúmulo de tarefas, o baixo desempenho, a procrastinação entre outras questões, interferem na qualidade do trabalho que precisa ser feito.

A dica para elevar essa produtividade é saber equilibrar o trabalho e a sua saúde.

Desta forma, conheça alguns hábitos saudáveis para aumentar sua produtividade: 

  • Tenha uma lista de tarefas inteligente: Repense todo o método utilizado para criar sua lista de tarefas e passe a definir as prioridades, escolha quais tarefas mais importantes de realizar primeiro;
  • Organize seu local de trabalho: seja em casa devido ao distanciamento social ou em uma empresa, o visual caótico devido à falta de organização pode atrapalhar a sua produtividade;
  • Evite procrastinar: esta é uma das principais barreiras para se chegar à um bom resultado e completar as atividades. Mantenha o foco para concluir suas tarefas; 
  • Tecnologia: Aproveite a tecnologia e use aplicativos principalmente de agenda e lembretes para tornar mais simples a gestão do seu tempo, além de anotar compromissos e seus prazos de entrega de tarefas.