Dia das Mães: Confira algumas dicas para o e-commerce

Próxima data do calendário comemorativo é aguardada com esperança pelos lojistas

0

Datas comemorativas como Páscoa, Natal e Dia das Mães geralmente fazem com que o setor de vendas chegue ao seu pico, mas, infelizmente, não foi isso que aconteceu durante o segundo ano da pandemia.

De acordo com dados da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), as vendas de chocolate nesta Páscoa foram 5% menores do que no ano passado.

Agora, o foco dos lojistas são as vendas de Dia das Mães.

Marcas que não são voltadas para o segmento alimentício nem esperaram a passagem da venda de chocolates e já estavam fazendo sua campanha para o Dia das Mães.

Essa movimentação já podia ser vista em marcas de cosméticos e vestuários.

As datas no comércio digital, no entanto, estão fazendo uma outra curva. Segundo levantamento da Ebit|Nielsen, as datas comemorativas fizeram o e-commerce crescer na pandemia.

As datas comemorativas são oportunidades de expandir ainda mais esse movimento e se adaptar ao novo comportamento de consumo da população.

Sejam grandes presentes ou apenas lembrancinhas, cada vez mais consumidores buscam soluções para suas compras no mundo online.

Para pequenos e médios empresários, engajar nessas campanhas de datas comemorativas se faz ainda mais necessário, já que a oferta é muito grande e se faz necessário saber mais sobre o ramo para investir em novas tecnologias e aumentar os lucros da empresa.

A seguir, montamos um pequeno manual, com algumas dicas para quem quer entrar no ramo digital ou quem já está, mas quer fazer com que sua marca seja mais notada.

Como aproveitar a data comemorativa no seu e-commerce da melhor forma.

Investir em produtos específicos e que façam sentido para o seu e-commerce é o passo inicial.

Não adianta engajar em todas as datas comemorativas se elas não fazem sentido para o seu comércio.

Tenha uma estruturação dos seus planos antes de aderir a todas as campanhas, pense no seu público-alvo e nos valores da sua marca.

Decorar a loja virtual com a data comemorativa também é uma boa ideia, começando pelo layout até o tema das postagens.

Crie um carrossel – postagem com até dez imagens – no Instagram ou um link específico com as promoções para a data.

Seguindo essa linha, invista em campanhas nas redes sociais. Um bom time de comunicação pode te ajudar a estruturar isso se você não tem muita prática, pois entender a língua das redes é essencial para que seu negócio decole no digital.

Para burocracias que envolvem contabilidade, cadastros de servidores e clientes, já existem serviços e sistemas especializados como o ERP [1], um sistema completo para operação de gestão empresarial.

A centralização dos serviços e a redução de custos são as principais vantagens deste sistema de gestão.

Outros detalhes que precisam ser pensados são a infraestrutura do site e da sua empresa.

Para os sites, é importante porque geralmente o tráfego de usuários na plataforma pode multiplicar rapidamente em datas comemorativas, e o sistema precisa suportar esse fluxo intenso.

E, para a sua operação, é essencial não vender produtos fora de estoque e ficar com uma avaliação negativa.

Por: Alice Bachiega, _Link Builder_