Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é uma das oportunidades que os lojistas têm de atrair novos consumidores e aumentar as vendas.

A data, celebrada oficialmente em 14 estados brasileiros e 167 municípios, foi criada em 2003 para promover mais movimentação ao mês, que historicamente era um período fraco em números de transações realizadas, e pode ser a alternativa ideal para dar uma sobrevida aos negócios em 2020.

Isso porque, com o fechamento dos comércios de rua por alguns meses, o online tem sido o meio de sustentação de muitos micro e pequenos negócios, mesmo com o movimento fraco em alguns momentos.

Desde março, cerca de 72% dos pequenos negócios começaram a usar o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% possuem um perfil no Facebook para divulgar e vender produtos, de acordo com uma pesquisa recente feita pelo Sebrae.

Com a proximidade da data, existe a chance de fazer com que as compras nos sites ou redes sociais aumentem desde que o empresário adote uma estratégia para atrair e reter os consumidores.

Seja com descontos no valor dos produtos ou frete, recompensas pela fidelidade, brindes exclusivos ou outros recursos, há caminhos que podem ser eficazes para todos os segmentos.

“O cliente é a razão de existir da empresa, independentemente do seu porte ou setor de atividade.

Por isso, a centralidade do cliente deve ser valorizada em todos os processos do negócio – desde a construção de uma marca que crie identificação com o público à oferta de um ambiente acolhedor e um atendimento confiável e eficiente.

O novo cliente, totalmente conectado, influencia as mudanças no comportamento das empresas, que passam a ser cada vez mais digitais para atendê-lo”, analisa a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Nos últimos anos, as buscas pelo termo têm crescido. Em 2016, primeiro ano com margem expressiva de pesquisas, houve um aumento de 64% em relação a 2015.

Assim, com os consumidores informados, existe a possibilidade de planejar o Dia do Cliente com ideias inovadoras e diferentes das usadas em outras datas comemorativas. Veja abaixo alguns recursos que podem ser usados.

Prêmios por fidelidade

Normalmente, em datas especiais, os lojistas promovem uma série de descontos em seus produtos.

Alguns focam esses preços baixos apenas para novos consumidores ou compras realizadas após meses de inatividade.

No entanto, para comemorar o Dia do Cliente, pode ser interessante investir em ações para recompensar os compradores fiéis. Os prêmios podem ser brindes, descontos, frete grátis, entre outros.

Ações personalizadas

O Dia do Cliente é uma oportunidade, sobretudo, de fazer com que os consumidores se sintam especiais e acolhidos pelo empreendimento.

Desta forma, ações personalizadas a partir do perfil comportamental de cada um deles pode ser uma alternativa interessante e que irá garantir maior fidelização ao final do dia.

Isso pode ser feito através da análise de produtos e categorias mais buscadas e, posteriormente, do oferecimento de descontos ou brindes especiais em torno daquele universo – para quem procura livros ou itens de papelaria, oferecer uma caderneta, canetas especiais ou marcadores pode ser vantajoso – aos consumidores.

Lembre-se dos lançamentos

Tem algo para lançar em setembro? Caso a opção de data seja o Dia do Cliente, é possível fazer a divulgação apenas para eles em um primeiro momento, tornando-os detentores exclusivos daquela informação.

Descontos e brindes aos primeiros compradores também podem chamar a atenção.