Dia do Contador: Profissionais que Contribuem na construção de um mundo melhor

0

Ele é um profissional importante e estratégico nas empresas e órgãos públicos. O Contador é responsável por lidar com toda área financeira, econômica e patrimonial de uma empresa ou órgão público.

A atuação deste profissional vai muito além de organizar e executar a contabilidade, ele trabalha também assessorando e dando consultoria para que as organizações tomem as melhores decisões e sigam os caminhos do crescimento econômico e da transparência.

Neste período de pandemia, o cenário foi desafiador e a importância do contador ficou ainda mais evidente.

Este profissional teve de acompanhar as constantes mudanças na legislação para seguir as novas normas e orientar aos seus clientes.

Diariamente, surgiam Instruções Normativas, Portarias e Medidas Provisórias, nas três esferas de governo, de interesse de empresas privadas e órgãos públicos.

Diante de uma das maiores crises econômicas por consequência do coronavírus, que segundo o FMI, vai ser a maior recessão desde Grande Depressão, de 1929, os contadores desempenharam papel fundamental no sentido de orientar as organizações na tomada de decisões com o intuito de manter as empresas e preservar os empregos.

Em 22 de setembro, celebramos o Dia do Contador, momento oportuno para parabenizar a classe e agradecer por toda a contribuição e luta pela economia do país e, consequentemente, desenvolvimento social.

Dia do Contador 2020 / Imagem: Designed by @freepik / Freepik

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) aproveita a data para cumprimentar os profissionais, parabenizar por todo o empenho neste período de crise, agradecer e reforçar o seu compromisso com a classe.

“Sempre soubemos o nosso valor, mas durante a pandemia, vimos ainda mais a importância da atuação do contador ao minimizarmos os impactos da crise, ajudando na manutenção das empresas e na preservação de empregos.

Não foi fácil, dezenas de Instruções Normativas, Portarias, Medidas Provisórias, mas demos conta com maestria. Somos grandes parceiros da economia e do desenvolvimento social.

Podemos bater no peito e dizer: sou contador com muito orgulho. Deixo registrado aqui não só meus parabéns, mas principalmente: meu muito obrigado a vocês, contadores, por contribuírem na construção de um mundo melhor! Vamos seguir com ética, profissionalismo e amor à contabilidade”, disse o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.

Para se tornar um contador:

O Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, alterado pela Lei nº 12.249, de 11/06/2010, que criou o Conselho Federal de Contabilidade e definiu as atribuições do contador, entre outras providências, deixa claro quais são os critérios para que os profissionais da contabilidade possam exercer suas funções.

O capítulo II, que trata do Registro da Carteira Profissional, diz, em seu Art. 12, “que os profissionais somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos”.

Desrespeitar este artigo configura crime. Ainda de acordo com o Decreto, cabe ao Conselho Federal de Contabilidade e aos Conselhos Regionais de Contabilidade fiscalizar o exercício da profissão contábil.

Por Ascom CRCAL 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.