Esta profissão está relacionada com o cuidado dos animais de estimação e consequentemente com a vida alimentar das pessoas.  

No dia 9 de setembro é comemorado o Dia do Veterinário em todo o Brasil, esta data é um marco desde 1933, neste ano Getúlio Vargas reconheceu e estabeleceu regras para os cursos de Medicina Veterinária. 

Em muitos estados a semana do dia do Veterinário é marcada por campanhas de vacinação contra a raiva animal.

O que é a Medicina Veterinária? 

A Medicina Veterinária é  a ciência que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento de doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animais para o consumo humano. 

Este ramo busca assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimento de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos, como, carne, ovos, leite, couro, etc… assim como sua distribuição, venda e preparo. 

Quais são as áreas que o Médico Veterinário pode atuar? 

São diversas áreas, como:

  • Saúde Pública ( Vigilância Sanitária, controle de Zoonoses, Vigilância de Epidemiologia);
  • Área de Produção e Inspeção de Alimentos de Origem Animal;
  • Pesquisa;
  • Extensão Rural; 
  • Clínica de pequenos e Grandes animais;
  • Fauna Selvagem; 
  • Biologia Molecular.
Dia do veterinário

Qual a Origem da Palavra?

A dois conceitos para o surgimento da palavra. 

  1. Veterinarii “ Alguns estudiosos discriminava os profissionais que cuidavam dos animais aposentados pelo exército na Roma Antiga.
  2. Veterinus  “ Que designava os animais de carga (de civis ou militares) Veteranos. Daí decorreria a palavra “veterinarius” profissional que cuidava desses bichos.

Quem foi o primeiro especialista? 

O primeiro especialista foi reconhecido como “ especialista na cura de animais” foi um sujeito chamado de Urlugaledinna, que viveu na Mesopotâmia por volta de 3.000 anos antes de Cristo.

A primeira Faculdade 

A primeira faculdade de veterinária foi fundada em 1761, Lyon foi responsável  pela criação deste instituto. 

Dia a Dia do Veterinário 

Esta rotina vai depender muito do lugar onde o profissional trabalha, se o veterinário trabalha em clínicas, o contato com animais em situação delicadas será frequente, é uma rotina onde será envolvido com os donos dos animais e atendendo problemas diferentes todos os dias. 

Agora se o profissional trabalha em uma indústria, a rotina será mais repetitiva, tendo  muito mais contato com pessoas do que propriamente com animais. 

Se o médico veterinário trabalha nas regiões rurais, ele vai lidar com grandes grupos de animais, tendo que trabalhar com cuidados em larga escala, um exemplo: galinhas, porcos, vacas, etc. 

Por Laís Oliveira