Dia dos Namorados: comércio aposta no aumento das vendas este ano

Vários empresários estão investindo e a data promete elevar as vendas

Uma das datas mais importantes para o comércio varejista, depois do Natal é o Dia das Mães. As vendas registraram um crescimento nominal de 36% nas vendas de Dia das Mães de 2022 na comparação com a mesma data de 2021. Animados e motivados, agora a meta da categoria é o Dia dos Namorados, no próximo dia 12.

O Dia dos Namorados  também é uma data importante para o comércio varejista. Os comerciantes também estão confiantes de que os apaixonados trarão bons resultados para o setor em 2022. 

Segundo uma pesquisa encomendada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), 80% dos empresários que sentem o impacto da data acreditam que os resultados deste ano devem ser superiores aos de 2021.

Segundo a pesquisa, o período do Dia dos Namorados gera impacto para 47,1% das empresas do comércio varejista do estado. As expectativas maiores estão no segmento de tecidos, vestuário e calçados. 70,2% dos empresários que atuam na área esperam um aumento das vendas no período.

 O setor de joias, ótica, artigos recreativos, esportivos e eletrônicos também é destaque, uma vez que 62,1% desses empresários confirmaram otimismo em relação à data.

O estudo também apurou os motivos que justificam o otimismo dos empresários. Para 42,8%, o valor afetivo da data deve fazer a diferença. Já para 30,9%, é o abrandamento da pandemia que deve resultar em vendas superiores.

 Por outro lado, entre os empresários com expectativa de resultados piores frente ao ano passado, 45,5% acreditam que o motivo principal é a crise econômica.

Lista de presentes para o Dia dos Namorados

Se você ainda não tem ideia do que dar para o (a) parceiro (a), vamos dar uma forcinha e apontar os itens mais procurados.

Além do almoço ou jantar especial, apaixonados de todo o Brasil pretendem comprar presentes para marcar a data. Roupas, perfumes e doces/chocolates estão entre os itens mais procurados para este 12 de junho, com flores, calçados e acessórios vindo logo atrás.

Entre as mulheres, roupas são os produtos mais buscados na hora de presentear. Já os homens preferem presentear com chocolates e flores, segundo pesquisa.

Curiosamente, eles estão mais empenhados no Dia dos Namorados que elas, pelo menos na compra do presente. Entre os consumidores que consideram esta uma das três datas de maior gasto no ano, 61% são do gênero masculino e 39% do feminino. 

O público entre 25 e 44 anos e das classes A e B também é especialmente comprometido com o 12 de junho.

Presentes mais procurados em 2022 do que em 2021:

  • Roupas: 24% / 22% (+2 pontos percentuais)
  • Doces/chocolates: 23% / 20% (+3 p.p.)
  • Flores: 12% / 10% (+2 p.p.)
  • Acessórios (bolsas e sapatos): 11% / 9% (+2 p.p.)

Comentários estão fechados.