19°C 29°C
Uberlândia, MG

Dia Mundial do Livro: Dicas de livros que fazem a diferença na vida dos empreendedores

Dia Mundial do Livro: Dicas de livros que fazem a diferença na vida dos empreendedores

23/04/2021 às 12h42 Atualizada em 23/04/2021 às 15h42
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro, data que homenageia três grandes e emblemáticos escritores: Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

Continua após a publicidade

A escolha da data se deu por uma infeliz coincidência, pois os três morreram no dia 23 de abril de 1616. O hábito da leitura ultrapassa séculos e se mantém como importante momento de lazer, reflexão, aprendizado e inspiração. 

Empreendedores e executivos brasileiros também buscam na literatura o estímulo para desenvolverem suas carreiras e prosperarem nos negócios, a partir de ideias que surgem durante a leitura.

Pensando nisso, separamos algumas indicações de livros que ajudaram a inspirar os profissionais abaixo:

Felipe Buranello, CEO e cofundador Maria Brasileira, maior rede de franquias de cuidados e limpeza residenciais e corporativas 

Continua após a publicidade

Livro: Oportunidades disfarçadas - histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades

Autor: Carlos Domingos

“O livro mostra exemplos reais de empresas brasileiras e globais de como, muitas vezes, as oportunidades estão em lugares onde a gente menos espera, escondidas. A pandemia que estamos vivendo é um bom exemplo. Por ter lido o livro antes, consegui tirar insights para a rede, como criar novos serviços e maneiras de atrair e fidelizar clientes na crise.”

Denny Mews, CEO da CargOn, logtech que atua como operador logístico digital no gerenciamento do transporte de indústrias e transportadoras

Continua após a publicidade

Livro: A Regra é não ter Regras – A Netflix e a cultura da reinvenção”

Autores: Reed Hastings e Erin Meyer

“Esse livro tem sido um balizador de muitas decisões da CargOn esse ano. Estamos crescendo bastante e é bom ter a Netflix como referência. Nossa grande ameaça a longo prazo não é cometer um erro, e sim, a falta de inovação.”

José Guilherme Honorato, CEO do PsicoManager, ferramenta completa de gestão para psicólogos e clínicas de psicologia

Livro: Hooked (Engajado)

Autor: Nir Eyal

"Crie hábitos nos seus usuários usando o modelo gancho. Com essa proposta, o livro contempla, de forma simples, o que você precisa fazer para seu cliente ficar apaixonado pelo seu produto. Aqui na startup procuro inserir as dicas na comunicação com nossos clientes."

José Papa,  sócio e CEO da Trace Brasil, multiplataforma pioneira de valorização da cultura afrourbana

Livro: Outliers, de Malcom Gladwell 

“Obra que mergulha nos casos que mostram que o sucesso é o encontro da vocação e competência com enorme dedicação. A famosa “10000 hour rule” onde para obter resultados excepcionais a regra da prática de 10000 horas de dedicação funciona. 

Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta e CEO da PretaHub, aceleradora de afroempreendedores 

Livro: Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias, de Jake Knapp, John Zeratsky  e Braden Kowitz 

“Gosto desse livro porque me ajudou a desenvolver um método ágil para apoiar o desenvolvimento  de novos produtos e estratégias para os negócios. Em 2018 criamos uma metodologia para o programa educacional da Feira Preta que se chama Afrolab que foi desenvolvido em co-criação com o British Council e uma Universidade do Reino Unido e usamos o Sprint como base metodológica”.

Moacy Veiga, 43 anos, CEO do Kinvo, app para gestão de investimentos

Livro: A Startup Enxuta, de Eric Ries

"Esse livro tem um papel fundamental na mudança de visão do empreendedor, de como ele pode montar um negócio. Na maioria das vezes, queremos fazer algo muito complexo, muito rebuscado e, no fundo, validar um modelo de startup deve ser simples, rápido e fácil. E esse é o desafio, pois nem sempre o simples é fácil. A Startup Enxuta foi um divisor de águas para mim em relação a visão de quem quer montar uma startup, ou mesmo fazer um negócio tradicional, só que de uma maneira um pouco diferente."

Daniel Kriger, 35 anos, cofundador e CEO da Kenzie Academy, escola de programação para desenvolvedor web full stack

Livro: The Hard Thing About Hard Things, de Ben Horowitz

Designed by @olly / freepik
Designed by @olly / freepik

“O livro conta os altos e baixos do empresário, investidor e empreendedor de tecnologia, Ben Horowitz, durante sua trajetória profissional. Gosto muito desse livro, pois mostra com muita transparência e veracidade, a maneira com que o Ben pensa e decide em relação aos vários momentos que a grande maioria dos empreendedores já passaram ou vão passar em algum momento de sua jornada”. 

Suzana Pires, 44 anos, atriz, autora, empresária, empreendedora social e fundadora do Instituto Dona De Si

Livro: Para Meu Amigo Branco, de Manoel Soares
“O livro aborda diversas questões fundamentais, partindo da convicção de que ninguém nasce odiando ou desprezando o outro pela cor da pele, mas, na realidade, constrói uma personalidade racista ao longo do desenvolvimento humano. O autor aborda assuntos extremamente necessários para identificar as curvas dos ambientes sociais em que vivemos que semearam, regaram e abudaram o nosso racismo interior”. 

Alex Monteiro, 37 anos, sócio-fundador da Non Stop, a maior agência de talentos digitais da América Latina 

Livro: Adams Óbvio - Como Obter Sucesso Incomum na Vida Profissional, de Robert R. Updegraff

“O livro ensina que a observação é necessária antes de emitir qualquer opinião e fazer qualquer análise. Com a leitura, percebemos o quanto é importante sairmos da nossa ‘bolha social’ para vermos coisas que, naturalmente, não iríamos enxergar quando estamos sempre imersos em uma mesma situação”. 

Fernando Farias, 41 anos, CEO da Gofind, primeiro localizador de produtos omnichannel do Brasil

Livro: Cabala e a arte de manutenção da carroça - Lidando com a lama, o buraco, o revés e a escassez, de Nilton Bonder
“O livro nos oferece uma nova forma de refletir e lidar com os riscos, imprevistos e dificuldades que são inerentes a gestão dos negócios. Leitura rápida, mas que inspira e contribui não só para os negócios, mas para a vida pessoal”. 

Cláudio Dias, 52 anos, COO e sócio fundador do Magis5, Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces

Livro: O Banqueiro dos Pobres, de Muhammad Yunus
“Vencedor do Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus aborda dois temas muito relevantes durante o livro, que é, sem dúvidas, um dos mais marcantes que já li. O autor fala sobre como a educação é a maneira mais efetiva de eliminar a pobreza e, em segundo plano, como o microcrédito pode ser usado como uma ferramenta importantíssima na diminuição das desigualdades sociais. Apesar de ter sido lançado há mais de quinze anos, os assuntos colocados em pauta permanecem super atuais e indispensáveis para quem deseja empreender”. 

Cassiano Maschio, 36 anos - Diretor comercial e de Marketing da Inbenta Brasil, empresa global, especializada em atendimento online por meio de inteligência artificial:

Livro: Receita Previsível, de Aaron Ross & Marylou Tyler 

“Para negócios que precisam escalar rapidamente, é um livro divisor de águas. Os autores explicam de maneira bem didática e prática como estruturar uma 'máquina de vendas' para garantir uma receita muito mais previsível em um cenário de cada vez mais concorrência, com profissionais especializados e dedicados em cada etapa do processo: pesquisa, prospecção, qualificação, negociação, fechamento”.

Fellipe Couto, 24 anos, CEO e Fundador da Vulpi, plataforma que conecta profissionais de TI e empresas;

Livro: A lógica do Cisne Negro, Nassim Nicholas Taleb

"Ele mostra como o que está no seu controle pode ser resolvido e o que não está tem que ser aceito. Na vida do empreendedor, assim como de toda pessoa, situações saem do controle, o que não pode ser interpretado como negativo e sim aproveitado como lição”.

Luana Ribeiro, 27 anos, CEO da DevApi, startup com foco em integração de sistemas:

Livro: Sonho Grande, de Cristiane Correa

"Para chegar até aqui, precisei encontrar uma forma de aprender com os erros e, principalmente, com quem já trilhou o caminho. Neste contexto, o Sonho Grande de Cristiane Correa me marcou muito porque ao abordar a história dos três empreendedores da Ambev (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira) transmitiu-se a mensagem de que nada é impossível”.

Rodolfo Gomes, 36 anos, cofundador da PPT Go, scale up que alinha alta tecnologia com processos ágeis a fim de atender aqueles que desejam melhorar a qualidade de suas apresentações.

Livro: Pixar Storytelling, de Dean Movshovitz 

“Muito se diz sobre a importância de saber contar uma boa história. E, não é para menos. O chamado storytelling mostrou ser uma ferramenta poderosa de aproximação e fidelização dos consumidores. Neste contexto, o Pixar Storytelling é uma ótima fonte de inspiração. Os filmes da Pixar têm um enredo incrível e o livro não é diferente. Apesar de estar disponível apenas em inglês, vale a pena conhecer a obra porque ela é capaz de proporcionar ótimos insights para um storytelling bem estruturado’’. 

Daniel Topper,  35 anos, CEO do Zarpo, agência online de viagens 

Livro: The hard thing about hard thing, de Ben Horowitz

“Escrito por um fundador e CEO emblemático, me fez refletir sobre as situações e decisões difíceis que ele teve que enfrentar. Ideal para ler e reler, ainda mais nesses momentos de incertezas que estamos vivendo”.

Pedro H. R. Araújo Cardoso, CEO da Group Energia, startup como  o foco em energias limpas.

Livro: Você Está Louco! - Uma vida administrada de outra forma, de Ricardo Semler

“Ricardo Semler, que inovou o universo da gestão empresarial com seus conceitos arrojados e heterodoxos para o circunspecto círculo dos homens de negócio, no livro ´Você Está Louco! - Uma vida administrada de outra forma´ mescla temas empresariais com um pouco de biografia, filosofia de vida e exposição de seus pontos de vista sobre temas urgentes do país, como educação. Semler prega o equilíbrio sustentável e a participação ativa da equipe nas decisões do grupo.

Gabriela Chaves, fundadora e CEO da NoFront, startup de empoderamento econômico por meio de educação e planejamento financeiro

Livro: Manias, pânicos e crises: Uma história das catástrofes econômicas mundiais - autor  Charles P. Kindleberger

“Eu acho importante que todo empreendedor compreenda que as crises no capitalismo são cíclicas e recorrentes. Neste livro, Kindleberger faz uma associação incrível entre as crises do capitalismo e o transtorno bipolar, recuperando a história das crises mundiais. Vale a pena!”.

Por: Milton de Moraes Machado, CEO e fundador da dolareasy®, plataforma de remessas para o exterior e marca registrada da fintech Atlantis Pagamentos Eletrônicos

Livro: "Os Axiomas de Zurique " , de  Max Gunther

"Já tinha lido o livro há alguns anos e acabei de concluí-lo novamente, já que o tema de investimentos em criptomoedas está em alta. Ele é um quebrador de paradigmas e mitos sobre investimentos e aborda quais foram os princípios utilizados por banqueiros para enriquecer.Tudo isso por meio de 12 axiomas principais onde o autor dá conselhos sobre investimentos, é uma boa leitura para quem deseja se informar mais sobre o mercado"

Francisco Barguil, CEO da Opus Software, empresa que fornece soluções para a transformação digital a mais de 30 anos.

Livro: “Qual o Seu Modelo Digital de Negócio?”, de  Peter Weill e Stephanie Woerner

O livro aborda a digitalização acelerada da economia e mostra que Transformação Digital não trata de tecnologia, mas de mudança. A digitalização muda os modelos de negócios das empresas em duas dimensões fundamentais: cadeia de valor e entendimento nítido das necessidades dos clientes. “O livro apresenta questionários que ajudam a reavaliar o modelo de negócio. Neste momento de pandemia, muitas empresas tiveram que acelerar processos de Transformação Digital para continuarem relevantes, e o livro apresenta um roteiro seguro para avaliar posicionamentos neste cenário e realizar uma correção de rota, se for o caso”.

Valter Gomes, CEO da Partner Bank, fintech que automatuiza processos financeiros para empresas, dos mais variados segmentos e portes de negócio.

Livro: Blitzscaling, de Reid Hoffman

“Livro sensacional que traz estratégias de crescimento exponencial para sua empresa. Coloca de maneira simples o que diferencia as startups que estagnam e as que realmente se tornam gigantes! Mostra como fazer seu negócio crescer deixando a concorrência pra trás.”

Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, principal plataforma de inovação aberta do país, que conecta startups e grandes empresas

Livro: “Da ideia ao bilhão”, de Daniel Bergamasco

“O livro ajuda a entender a trajetória das startups que se tornaram Unicórnios brasileiros”. O jornalista Daniel Bergamasco faz panorama do ecossistema nacional de startups, contando a história dos dez primeiros unicórnios (empresas que alcançam valor de mercado de US$ 1 bilhão) brasileiros.

Matheus Tomoto, especialista em educação, founder e CEO das plataformas edtechs 

Universidade do Intercâmbio e  Ocean Academy

Livro: “Principles”, de Ray Dalio

“O livro traz os princípios fundamentais para ser bem sucedido na carreira e na vida. Ele mostra que devemos encarar a realidade como ela é, mas nem por isso devemos desistir daquilo que queremos. E Ray ressalta a importância de definir seus objetivos, diagnosticar o que impede de chegar até eles e principalmente, solucionar situações que te separam do seu sucesso. Essa visão reforça a ideia de estar preparado para as oportunidades quando elas vem.”

Luís Toscano, vice-presidente de negócios da Embracon, uma das principais administradoras independentes especializada em consórcio

Livro: Gestão do Amanhã, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto

“De forma didática, o livro traz um panorama sobre nosso momento atual e procura mostrar os caminhos e quais os conhecimentos são necessários para gerir, liderar e inovar na 4ª Revolução Industrial”.

Cadu Guerra, CEO do Allugator, maior plataforma de assinatura de aparelhos eletrônicos da América Latina

Livro: Never Split The Difference (Negocie Como Se Sua Vida Dependesse Disso), de Chris Voss

“Negociar é uma atividade que faz parte da rotina de qualquer ser humano, e, especialmente, de um CEO. Saber a hora de fazer concessões, saber como abordar determinados temas, saber construir caminhos para realizar acordos entre duas partes. O tempo inteiro negociamos com investidores, clientes, colaboradores, parceiros e vários outros. O livro é escrito por um ex-negociador de reféns do FBI, o Chris Voss, e mostra como usar táticas de negociações que foram muito utilizadas com terroristas e sequestradores para a vida real. Desde o tom de voz até a forma de propor e construir acordos. Imperdível!”

Adriana Mallet, co-fundadora e CEO da SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada e gratuita às regiões em situação de vulnerabilidade no Brasil.

Livro: Abundância: O Futuro é Melhor do que Você Imagina, escrito por Peter Diamandis e Peter H Diamandis E Steven Kotler

Este livro, para mim, foi um marco porque propõe uma importante mudança de paradigma:  parar de olhar para o que está dando errado e olhar realmente para o que está dando certo. Os autores abordam a potência da tecnologia como algo capaz de resolver os grandes problemas da humanidade, tendo Educação, Saúde e Liberdade como os três grandes pilares para a transformação. Para isso, apresentam caminhos, como em que investir e como, além de mostrar um caminho para que o empreendedorismo faça o seu papel para a transformação do mundo em algo melhor.

Júnior Mateus, Co-fundador e Co-CEO da Niduu, plataforma  que usa a Gamificação para desenvolver colaboradores com treinamentos de uma forma fácil e rápida no celular

Livro: Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman

“Este livro me ensinou quando posso ou não confiar na minha intuição e como isso também está ligado à forma como tomamos as decisões na nossa vida e nos negócios. Na maioria das vezes, tomamos iniciativas importantes com base nos nossos instintos, o que pode ser perigoso. Por isso, é necessário compreender os vieses que atrapalham o nosso julgamento, buscando outras formas de avaliações para um processo de tomada de decisões mais conscientes”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
29°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 29°

29° Sensação
2.43km/h Vento
40% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sex 29° 19°
Sáb 29° 20°
Dom 30° 19°
Seg 30° 19°
Ter 30° 19°
Atualizado às 16h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 +0,23%
Euro
R$ 5,54 +0,53%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,10%
Bitcoin
R$ 353,723,95 +0,88%
Ibovespa
124,645,58 pts -0.08%
Publicidade
Publicidade