Dia Nacional do Livro: Conheça 18 livros indicados por CEOs para quem quer empreender

0

Diante da pandemia da Covid-19, mais do que nunca a leitura se mostrou uma grande aliada para a saúde mental e para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, 18 CEOs de startups indicam obras que foram essenciais para que empreendessem e alcançassem o sucesso. Confira:

  • Eduardo Canova – CEO da Leoa

Antifrágil – Coisas que se beneficiam com o caos: Nassim Taleb

Em Antifrágil, Taleb proclama a incerteza como algo desejável, e até necessário, além de propor que construamos mais coisas resistentes ao imponderável, estabelecendo o conceito do antifrágil. 

Na obra, o autor engloba análises sobre inovações e melhorias feitas a partir de tentativa e erro.

Gerenciamento Quântico: Charlotte Shelton

Um nova ótica sobre a gestão, que mistura o lado quântico da vida nos negócios e nos faz dar mais valor sobre nossa intuição e emoções.

Blitzscaling: Chris Yeh e Reid Hoffman

O livro, escrito por Chris Yeh e Reid Hoffman, contém um conjunto de técnicas para aumentar a escala de um empreendimento a um ritmo vertiginoso: o blitzscalling.

  • Ubiraci Mercês – CEO da Sanar 

The Innovator’s Solution: Clayton Christensen

Em The Innovator’s Solution, Christensen e o coautor, Michael E. Raynor, ajudam as empresas a entender como se tornarem disruptivas.

Citando pesquisas e teorias aprofundadas e testadas em centenas de empresas de vários setores, os autores identificam os processos que criam inovação bem-sucedida e mostram aos gerentes como adaptar suas estratégias às mudanças de um mundo dinâmico.

  • Ingrid Barth – CEO do Linker

Rápido e devagar – Duas formas de pensar: Daniel Kahneman

No livro Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, Daniel Kahneman nos leva a uma turnê pela mente e explica os dois sistemas que dirigem a maneira como pensamos.

O sistema 1 é rápido, intuitivo e emocional; O sistema 2 é mais lento, deliberativo e lógico.

  • Marcelo Kogut – CMO do Mycon

Isso é Marketing – Para ser visto é preciso aprender a enxergar: Seth Godin

Seth Godin inspirou milhares de empresários, líderes e fãs de todas esferas sociais.

Agora, pela primeira vez, ele oferece uma visão do núcleo de sua sabedoria de marketing em um pacote acessível e atemporal.

No centro da sua abordagem está uma grande ideia: grandes profissionais de marketing não usam os consumidores para resolver o problema da empresa.

As 48 leis do poder: Robert Greene

O que fazer para ser promovido? Como neutralizar quem vive tentando ‘puxar o seu tapete’? Em ‘As 48 leis do poder’, Robert Greene oferece o “caminho das pedras” e cita casos de sucesso e de fracasso revelados à luz de suas regras.

Para ilustrar o que diz, Greene recorre a fábulas e a episódios reais da História, usando e abusando de citações.

O leitor se embrenha pela cartilha através de estrategistas como Clausewitz e Sun-Tsu, estadistas como Bismarck, sedutores como Casanova, filósofos como Nietzsche, escritores como Balzac e, claro, diplomatas como Maquiavel.

  • Matthew Leibowitz – CEO da Stake

The Happiest Man on Earth –  Eddie Jaku

É uma história incrível sobre resiliência e coragem, mas também fala sobre o quanto as pessoas podem ser cruéis umas com as outras.

Este livro me inspira a permanecer focado em como a vida poder ser ótima e a celebrar nossas conquistas, família, amigos e oportunidades que temos ao invés de apenas perseguir o que ainda não temos.

  • Rodrigo Amato – CEO da M2M

O lado difícil das situações difíceis: Ben Horowitz

Em ‘O lado difícil das situações difíceis’, Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam.

  • João Canhada – CEO da Foxbit

Sonho Grande: Cristiane Correa

Warren Buffett Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial.

Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz.

A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos.

Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre.

Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.

Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

  Livre para Voar: Fábio Teruel

Entre os mais vendidos da Amazon e diversos outros rankings importantes, o livro conta com histórias inspiradoras de nomes conhecidos, como Thomas Edison e Franklin Delano Roosevelt, além de anônimos que viram suas vidas transformadas pela redescoberta de si. 

O livro nos ajuda a trabalhar a mente, transformando o medo em força e esperança, usando a resiliência em nosso favor e a favor da empresa no dia a dia.

 Meaningful Marketing: Marcelo Tripoli

A obra propõe uma nova forma de atuação para as marcas, criando um plano prático para executivos e estudantes.

O mundo digital está obrigando o manual do marketing ser reescrito, e neste contexto as marcas devem se conectar com os consumidores não mais por interrupção, mas pelos valores que geram nas vidas das pessoas. 

  • Bruno Sayão – CEO da IOUU

 Receita Previsível: Aaron Ross e Marylou Tyler

Receita Previsível é uma provocação a empresas, gestores, empreendedores e todos aqueles que lidam com vendas, para que saiam da posição de vítimas passivas da demanda de mercado e passem a protagonistas dos resultados.

De forma objetiva e com cases reais implantados pelos próprios autores, você vai aprender, passo a passo, como colocar em prática o processo de vendas outbound, que levou a Salesforce.com e a HyperQuality, dentre outras, a aumentarem em mais de 300% suas receitas e a obterem milhões de dólares em receitas futuras. 

  Fora da Curva 2: Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano

O livro conta as trajetórias de empreendedores, investidores e gestores de fundos.

Esta edição tem o prefácio do empresário Jorge Paulo Lemann e traz as histórias de gestores como Márcio Appel, Ricardo Vinhaes, Mauricio Bittencourt e Henrique Bredda e também de Guilherme Benchimol, fundador da XP, entre outras. 

  • João Alkmim – CEO da Vitta

The Outsiders: Oito CEOs não convencionais e seu modelo radicalmente racional para o sucesso: Will Thorndike

Neste livro refrescante e contra-intuitivo, o autor Will Thorndike traz a sabedoria analítica de uma carreira de sucesso em investimentos, avaliando de perto o desempenho das empresas e de seus líderes.

Você encontrará oito CEOs individualistas cujos retornos médios das empresas superaram o S&P 500 por um fator de vinte – em outras palavras, um investimento de US $ 10.000 com cada um desses CEOs, em média, valeria mais de US $ 1,5 milhão, vinte e cinco anos depois.

  • Rodrigo Carneiro – CEO da SMU

The Way of the Seal – Think like an Elite Warrior to Lead and Succeed: Mark Divine

Em The Way of the Seal, o ex-comandante da Marinha Mark Divine revela exercícios, meditações e técnicas de concentração para treinar sua mente para resistência mental, resiliência emocional e intuição misteriosa.

Ao longo do caminho, você reafirmará seu propósito final, definirá seus objetivos mais importantes e tomará medidas concretas para torná-los realidade.

Para Rodrigo Carneiro, o livro é uma ótima indicação para quem quer aprender mais sobre gestão e administração de empresas, e como se organizar em meio ao caos, como pode ser uma pandemia.

  • Felipe Barranco – CEO da Flix

Becoming The Best: Harry M Jansen

O que significa na prática ser um líder baseado em valores? Em “Becoming The Best”, o autor explora a rotina de liderança baseada em confrontos com situações reais, mostrando como o profissional pode desenvolver a si e a sua equipe da melhor maneira possível.

Para Felipe Barranco, CEO e co-fundador da Flix, seguradora digital com foco em seguros e assistências residenciais, o livro tem como objetivo incentivar líderes de diferentes segmentos e é uma boa fonte para autoreflexão, equilíbrio e conhecimento para a construção de um time muito mais alinhado e com valores que fazem a diferença.

O Lado Difícil das Situações Difíceis:  Ben Horowitz

O autor Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis.

Horowitz, grande fã de rap, ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.