Um entrevista de emprego nada mais é do que uma apresentação sobre sua pessoa, suas habilidades, seu perfil e, obviamente, sua experiência profissional e carreira.

Por isso, é importante se preparar bem.

1 – Procure imaginar quais perguntas normalmente são feitas em uma entrevista (mesmo em Português), como por exemplo: qual sua especialidade profissional? Pode falar sobre suas experiências anteriores? O que está buscando profissionalmente?… e coisas afins. Tente se preparar para responder essas perguntas em Inglês – com naturalidade, sem “decorar” nenhum roteiro anteriormente. Procure também se preparar para perguntas menos técnicas, como por exemplo descrever seu perfil, suas qualidades, seus pontos fortes e fracos.


2 – Não tente utilizar termos, expressões e estruturas que o deixem inseguro ou que não usaria normalmente. Uma entrevista em Inglês é necessária para avaliarem o quanto você pode interagir com pessoas em outro idioma – e decorar termos não só passará a impressão errada, como ficas evidente que não estão sendo utilizados naturalmente. Isso rapidamente é detectado por entrevistadores bilíngues e pode atrapalhar, ao invés de ajudar.

3 – Procure se preparar com respostas objetivas, claras, diretas e com estruturas e termos com os quais você se sente seguro. Isso passará uma imagem mais confiante e honesta.

4 – Não minta sobre o seu nível de Inglês ou sobre o fato de estar estudando, se estiver. Além de não ser ético, é algo facilmente detectável e pode comprometer muito seu perfil. Procure manter a calma, e praticar anteriormente suas respostas para que não saiam com grandes pausas, ou que demonstrem seu nervosismo.

5 – Procure também se preparar para perguntas menos técnicas, como por exemplo descrever seu perfil, suas qualidades, seus pontos fortes e fracos.

Tenha em mente também respostas sobre seus hobbies, sua família, um livro ou filme favorito, se pratica algum esporte, enfim – esteja preparado para responder sobre sua vida particular. Imagine a situação de conhecer um estrangeiro informalmente e o que diria a ele sobre si mesmo.

Matéria: Luis Simões, gerente de marketing e instrutor do Berlitz Educação Global (https://www.berlitz.com.br/).

[useful_banner_manager banners=18 count=1]

Comente no Facebook

Comentários