“Quero empreender, mas não sei que faculdade fazer”. Confira nossas dicas para resolver esse dilema!

“O empreendedorismo é um dom natural”. É bem provável que você já tenha escutado essa frase por aí, mas, será que isso é mesmo verdade? A resposta é não. Ao pensar dessa forma, podemos chegar à conclusão equivocada de que não é possível que alguém aprenda os passos para abrir o próprio negócio, afinal, a pessoa não teria o dom necessário para empreender.

Felizmente, já há bastante tempo, essa visão foi desacreditada. Histórias de empreendedores de sucesso mostram que as habilidades necessárias podem, sim, ser aprendidas, com muita dedicação e força de vontade.

Mas, como e onde podemos aprender sobre empreendedorismo? Pode parecer que não, mas as universidades são um ótimo lugar. Com o espírito empreendedor cada vez mais presente, várias faculdades têm buscado aproximar os alunos da realidade do mercado, uma parceria que beneficia ambos os lados.

E, pode acreditar, até mesmo os cursos mais tradicionais têm muito a ensinar aos futuros empreendedores. Qual seria, então, o melhor curso para aprender sobre os assuntos mais essenciais do empreendedorismo?

Primeiro, é preciso saber que não se trata apenas de habilidades técnicas. Um curso superior traz uma grande evolução pessoal, o desenvolvimento do pensamento crítico, a ampliação dos nossos pontos de vista, entre outros inúmeros detalhes que fazem toda a diferença para quem quer começar um negócio de sucesso.

No entanto, se você ainda não sabe que faculdade fazer, mas tem certeza de que quer empreender, existem alguns cursos mais indicados, por oferecerem conhecimentos extremamente necessários para a gestão de empresas. Confira!

Administração

O curso de Administração é um dos mais procurados no Brasil, perdendo em número de alunos apenas para a graduação em Direito. É um curso tradicional, mas, ao mesmo tempo, um dos que mais desperta empreendedores.

A Administração tem uma série de ferramentas e estratégias que são essenciais para qualquer empresa. O aluno fica habilitado para atuar em áreas diversas e estuda tanto disciplinas das Ciências Humanas quanto Exatas. Ter um administrador como fundador de um negócio já será, logo de início, uma boa vantagem competitiva.

Ciências Contábeis

O curso de Contabilidade ou Ciências Contábeis é mais indicado para quem tem interesse pela parte financeira — controle de gastos, receitas, lucros e investimentos são palavras que fazem parte do dia a dia de um contador.

Para um negócio que está começando, as habilidades da contabilidade serão muito úteis. Um contador-empreendedor terá mais segurança para cuidar das contas da empresa, saberá lidar melhor com o acompanhamento das transações, buscará medidas para equilibrar a organização financeiramente e aumentará a rentabilidade.

Comércio Exterior

Esse talvez seja o curso menos conhecido da lista e também um dos mais recentes. O curso de Comércio Exterior pode ser bacharelado, como os dois citados anteriormente, ou tecnológico, que dura, em média, metade do tempo e foca em pontos mais específicos da área.

Como o nome indica, esse curso é voltado para o comércio e para as vendas — mais precisamente no mercado internacional. Além de cursar disciplinas de gestão, vendas e economia, quem opta por essa graduação também precisará aprender, no mínimo, dois outros idiomas, na maioria dos casos inglês e espanhol.

Economia

O foco do curso de Economia ou Ciências Econômicas está nos ciclos comerciais: a produção de bens ou serviços, a distribuição na sociedade, e o consumo. Um ecônomo pode estudar a situação de um país, de uma cidade ou de uma pequena empresa, cruzando dados econômicos, sociais e políticos.

Além da matemática financeira, quem opta por essa graduação também precisará de noções de geopolítica e de uma boa base humanística. Em um empreendimento, as habilidades de análise e previsão trazidas pelas teorias da Economia certamente serão de grande utilidade.

Marketing

Não se deixe enganar, Marketing não é só propaganda comercial. O estudante de Marketing aprenderá muito sobre estratégia, diagnósticos de mercado, competitividade, funcionamento de negócios em diferentes ramos, além de uma boa noção de administração.

Ao criar um negócio, essa opção certamente dará a você ferramentas para análises muito mais assertivas, seja sobre a estruturação interna da empresa, os concorrentes, a aceitabilidade de produtos ou as oportunidades e ameaças do mercado de forma geral.

Gestão de Pessoas

Esse curso foca em outro lado do negócio: os seres humanos. Falamos muito sobre habilidades processuais e gerenciais, mas, se você pretende abrir uma empresa, certamente terá que lidar com pessoas.

Habilidades de liderança, ferramentas de recrutamento, desenvolvimento de equipes e técnicas de resolução de conflitos são alguns dos pontos que podem ser aprendidos no curso de Gestão de Pessoas. Se você quiser uma formação mais ampla e que ainda contemple essa área, também vale a pena optar pelo curso de Psicologia.

Engenharia de Produção

O engenheiro de produção é treinado para gerenciar os recursos de um empreendimento. Ele deve aprender a equilibrar recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar a produtividade e diminuir os custos.

O curso associa noções da administração e da economia, embasados na metodologia e no raciocínio lógico da engenharia. O profissional da área estará apto para entender o ciclo completo de um produto, desde a produção até o controle de qualidade.

Apesar de alguns cursos parecerem mais ligados ao empreendedorismo e oferecerem ferramentas práticas para o funcionamento de um negócio, como os que foram citados acima, vale lembrar que é possível empreender em qualquer área.

Se você quiser começar um negócio nas áreas da saúde ou ciências da vida, por exemplo, talvez o curso de Farmácia seja uma boa opção, apesar de tradicionalmente não estar ligado ao empreendedorismo.

O importante é pensar nos seus objetivos, nas áreas que mais o interessam e, então, escolher uma graduação será uma tarefa bem mais fácil. Para abrir o próprio negócio, não é necessário ser graduado, mas pode ter certeza de que a faculdade certa dará a você uma base muito mais sólida para colocar esse sonho em prática.

Agora que você já sabe quais são as melhores opções para escolher a sua graduação, que tal compartilhar o texto nas suas redes sociais e dar uma força para outros futuros empreendedores de sucesso que podem ter a mesma dúvida?

Avalie a Matéria

Comente

Comentários

Deixe uma Dúvida