A tecnologia avança em passos largos, de forma tão rápida, que às vezes fica difícil de acompanhar.

Infelizmente os criminosos se aperfeiçoam na mesma velocidade. 

Estamos vivendo uma grande revolução tecnológica não apenas no Brasil,e no resto do mundo mas no mundo inteiro. 

Toda esta mudança tecnológica causa um impacto direto em nossa sociedade, em nossa comunicação, no trabalho, na forma como consumimos, e todas essas mudanças acabam transformando nossos estilos de vida.

Hoje, tudo parece estar acontecendo de uma forma mais simples, mais imediata e não há mais distinção do mundo virtual para o real. 

O celular se tornou uma extensão de nossos braços, os influenciadores digitais são às novas celebridades, que recomendam marcas para o seu público, e estes acabam recorrendo ao ecommerce para adquirir estes produtos.

Devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, às compras onlines cresceram drasticamente,o que ajudou a alavancar as vendas de muitos ecommerces.

Devido a facilidade para se criar uma loja virtual personalizada, às pessoas passaram a apostar em suas ideias, suas habilidades e contar com o apoio de outras empresas como o Sebrae, para tirarem seus projetos do papel. 

De forma totalmente online, é possível criar um logo ou slogan para a sua marca, ter acesso a um gerador de código de barras, utilizar imagens gratuitas ou mesmo desfrutar de novos métodos de trabalho, mais simples e que exigem um menor esforço de gestão logística e financeira, como o dropshipping.

Ainda assim, se algumas pessoas estão aproveitando as novidades digitais e o potencial do comércio eletrônico para criar sua loja online, comprar ou vender online ou explorar suas capacidades, outras estão fazendo usos indevidos desse tipo de tecnologia.

Vale a pena recordar que em qualquer meio existe sempre quem esteja tentando lucrar de forma ilícita, tentando lesar pessoas alheias e a Internet não é uma exceção.

Na internet, encontramos vários golpes, onde pessoas são vítimas de fraudes de cartões de crédito, o que gera prejuízos financeiros e muitas dores de cabeça.

Aplicar os protocolos de segurança nas lojas virtuais é fundamental para dar mais credibilidade ao lojista, e segurança para os consumidores.

Por isso selecionamos os principais golpes aplicados pelos criminosos e como você pode se prevenir.

Malware: Golpes aplicados através de vírus

Se você usa seu celular ou computador, é natural que já tenha ouvido falar de malware e vírus.

Independente se você utiliza apenas o computador ou celular, é fundamental que você utilize um antivírus em todos os seus dispositivos.

Os criminosos utilizam várias técnicas para ter acesso ao seus dados pessoais.

Mesmo com a utilização destes antivírus, nenhum sistema de segurança é 100% seguro, por isso é recomendável que você evite guardar senhas ou qualquer dados sigiloso em seu celular .

Links maliciosos: roubos através do email e WhatsApp

Está é uma das formas mais comuns de ser roubado online: o criminoso envia um email direto para a sua caixa de entrada, e que muitas vezes contém uma mensagem bem atrativa, que de forma geral é uma proposta para obter lucro ou um prêmio de forma muito simples, porém para obter mais informações será necessário acessar o link no corpo do email.

Vale ressaltar que este email pode vir de uma pessoa de confiança, como um familiar ou colega de trabalho.

Isso ocorre porque uma vez que a pessoa caiu no golpe, o Hacker tem controle sobre a conta de email da vítima, então ele começa a atacar o maior número possível de pessoas.

Aliás recentemente tivemos um caso famoso do golpe com o código de verificação rouba contas do WhatsApp, que prejudicou milhares de brasileiros.

Por isso, mesmo que você receba o link de alguém de confiança, sempre verifique o destinatário, basta colocar o ponteiro do mouse sobre o link(não precisa clicar), que a url de destino aparecerá no rodapé do seu navegador.

Outro alerta é que além dos emails, existem golpistas desenvolvendo o mesmo esquema por SMS.

Golpes pela internet

Assim, se receber em seu celular algum link que pareça suspeito, não clique.

Já houveram casos de marcas grandes que sofreram este tipo de ataque, dispararam para a sua base de usuários e infectaram milhares de usuários. 

Dados expostos: Não exponha sua vida particular

Outra coisa que está se tornando comum é que criminosos aproveitem as informações que você deixa online, para fazerem crimes presenciais.

Você deve evitar compartilhar informações como a sua localização, já que isso pode motivar diversos crimes, como roubo ou sequestro.

Embora seja comum às pessoas compartilharem a sua localização junto com a publicação de textos e fotos em suas redes sociais, isso deve ser evitado.

Pela mesma razão, recomenda-se muito cuidado com as fotos (principalmente de menores) que tenham como fundo locais de fácil identificação, já que este tipo de informação pode facilitar a abordagem dos criminosos.

Golpes através de empréstimos

Muitas entidades duvidosas estão também tentando enganar as pessoas com ofertas de crédito que para os mais desavisados pode parecer confiável, mas não são.

Esse tipo de situação acontece, normalmente, em ofertas que oferecem valores interessantes, sem pedir quaisquer garantias ou de verificação de documentos.

O objetivo dos criminosos é obter informações como número do RG e a assinatura da vítima.

Para conseguir estes dados, eles criam contratos falsos, onde as pessoas precisam fornecer estas informações para receber o valor do empréstimo.

Após assinarem o contrato, a empresa desaparece, às pessoas não recebem nenhum valor e em um primeiro momento parece algo que não irá provocar problemas.

Infelizmente em poucos dias começam a surgir compras e financiamentos em nome da vítima, o que gera grandes problemas.

Por isso é importante buscar empresas conhecidas no mercado e sempre que tiver algum problema do tipo, é importante abrir um boletim de ocorrência para que a polícia inicie uma investigação sobre o caso.

Estas quadrilhas costumam enganar milhares de pessoas, por isso, quanto mais pessoas denunciarem, mais dados a polícia terá para trabalhar, e mais rápido encontrarão os criminosos.

Salas de bate-papos: crimes envolvendo relações afetivas

Desde a época de ouro dos bate-papos, onde as pessoas buscavam por amizades ou novos companheiros amorosos, os criminosos encontraram uma oportunidade de aplicar nos golpes.

Infelizmente às possibilidades são inúmeras, seja para sequestro, onde o criminoso atrai a vítima para um suposto encontro, e ao chegar no local ela é surpreendida pelos criminosos, que pode efetuar o roubo ou até mesmo um sequestro.

O alvo destes criminosos, muitas vezes são mulheres jovens, e podem ser vítimas de violência sexual ou tráfico de pessoas.

Sempre que você estiver combinando de se encontrar com alguém que conheceu virtualmente, escolha um local público e de grande movimentação, avise amigos e familiares, compartilhe as informações sobre a outra pessoa e se possível, vá acompanhando. 

Estas são algumas dicas de segurança que você deve tomar para não ter maiores problemas no ambiente online.