Dicas de como manter a cibersegurança na contabilidade

Prevenir os dados do seu escritório e de seus clientes é fundamental. Veja as dicas

A cibersegurança na contabilidade é um tema cada vez mais em alta no mundo todo. Isso porque constam entre os serviços prestados a abertura e fechamento de empresas, assessoria de gestão financeira, assessoria de planejamento tributário, emissões de certidões, emissão de declarações e processamento de folhas de pagamento. 

Todos esses procedimentos demandam a troca de muitas informações, em maioria sigilosas, tanto dos escritórios contábeis quanto das empresas que contratam seus serviços. 

Portanto é preciso garantir a segurança nesses processos, uma vez que manter ambientes seguros depende de uma junção de pessoas, processos e tecnologias. A transformação digital no mundo facilitou o acesso a dados pessoais e financeiros, expondo a todos a ataques de hackers que roubam essas informações e fazem mau uso das mesmas.

Nenhum setor está imune aos crimes cibernéticos e suas consequências. Portanto, partindo da ideia de que as contabilidades são responsáveis por gerenciar toda a economia de um país ao lidarem com a parte financeira de inúmeras empresas, elas estão passíveis de serem alvos nessa onda de ataques. Portanto, o melhor é se prevenir e melhorar as práticas de segurança.

Ataques cibernéticos

Os métodos de ataque evoluem continuamente, cada vez mais imprevisíveis. E não importa o quão segura sejam seus equipamentos, pois sempre existe a possibilidade de uma violação de dados.

Diariamente vemos exemplos de roubos de dados. Os métodos são variáveis como o envio de e-mails maliciosos com arquivos infectados. Fazer download do anexo ou clicar em um link pode ser o suficiente para infectar toda a sua rede. 

Diante disso, é preciso entender que ataques cibernéticos podem ser executados por qualquer pessoa, até mesmo inconscientemente. Portanto todo o escritório contábil também deve se preocupar se proteger e aos seus clientes, consequentemente.

Como prevenir a cibersegurança na empresa de contabilidade?

Como falamos anteriormente, ninguém está seguro. Contudo, algumas ações podem ser adotadas na busca pela confidencialidade das informações tanto do próprio escritório como dos clientes que são atendidos. A melhor estratégia é se prevenir. Abaixo algumas dicas de como agir:

1 – Realizar backup

É indicado a realização do backup em tempo real, mas se não for possível pelo custo elevado, realize diariamente, ou no mínimo uma vez por semana. Ele deve ser feito em nuvem ou em outros recursos, desde que, caso haja uma violação do computador por malware, os backups não sejam impactados. Faça o backup em um ou em até dois pendrives e guarde-os em lugares distintos. Também é indicado o backup em nuvem para contabilidade, pois assim redobra a segurança dos dados.

2 – Reduza o acesso aos dados

Dê acesso aos dados apenas às pessoas realmente necessárias. Dessa forma, se o computador de alguém for violado, todos os dados da empresa não serão comprometidos. Outra opção é segmentar os dados para disponibilizar a equipe, ao adotar essa estratégia, cada membro tem a autorização mínima necessária para fazer apenas seu trabalho.

3 – Controle as senhas

Exija que todos do escritório alterem as senhas regularmente, utilizando números, caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas. Isso pode parecer irrelevante, mas é extremamente eficaz.

4 – Delete dados irrelevantes

Além dos ciberataques, as violações de dados podem ser extremamente caras com a LGPD em vigor. Por isso, faça uma limpeza periódica para eliminar dados desnecessários. A realização de uma autoavaliação de risco e a adoção de boas práticas de segurança  fornecerá a você o essencial para se proteger. 

Além disso, outras práticas recomendadas são:

  • Adquira um antivírus e mantenha-o sempre atualizado;
  • Evite acessar suas contas comerciais usando redes Wi-Fi públicas;
  • Escolha dois fatores de autenticação para redes sociais, e-mail e whatsapp;
  • Não deixe senhas salvas no seu navegador;
  • Tenha cuidado redobrado com e-mails, com os conteúdos recebidos e com links e documentos anexados.
  • Adquira um antivírus e mantenha-o sempre atualizado;
  • Evite acessar suas contas comerciais usando redes Wi-Fi públicas;
  • Escolha dois fatores de autenticação para redes sociais, e-mail e whatsapp;
  • Não deixe senhas salvas no seu navegador;
  • Tenha cuidado redobrado com e-mails, com os conteúdos recebidos e com links e documentos anexados.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.