Dicas de gestão financeira para microempreendedores

0

De acordo com informações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais de 620 mil micro e pequenas empresas foram criadas em 2020.

Em comparação com 2019, o aumento de aberturas foi de 6%.

Apesar do crescimento, a falta de conhecimento sobre gestão financeira pode minar a existência do negócio.

Pensando nisso, a Academia Ninja, projeto de conteúdos educacionais para prestadores de serviço desenvolvido pelo GetNinjas, convidou Cláudio Munhoz, consultor financeiro cadastrado na plataforma, para orientar microempreendedores sobre a importância do planejamento financeiro para o negócio.

Finanças pessoais x finanças da empresa

“Um dos erros mais comuns que os autônomos cometem é juntar as finanças pessoais com as finanças da empresa. Este erro pode custar bem caro para o empreendedor, inclusive com a falência, dado que não se sabe ao certo se o negócio está dando lucro ou prejuízo e se faz sentido continuar a empreender ou não. Para corrigir esta situação, o autônomo deve tratar separadamente o controle financeiro empresarial e pessoal”, comenta Claudio.

Sendo assim, o consultor recomenda a criação de contas correntes separadas para PF e PJ e orienta que todas as movimentações financeiras devem ser feitas cada qual na respectiva conta. 

Pró-labore

O pró-labore consiste em um valor definido para ser o “salário” do empreendedor.

A definição do pró-labore é interessante, pois assim o autônomo se adequa aquele valor mensal e organiza sua vida pessoal de acordo com o que retira tal qual fosse um salário fixo.

Com o pró-labore bem determinado, a empresa também se beneficia, pois assim o controle financeiro do negócio não é prejudicado com oscilações da vida pessoal do microempreendedor.

De acordo com Cláudio, essa organização é importante para ambos os lados.

Designed by @pch.vector / freepik
Designed by @pch.vector / freepik

Entretanto, antes de definir o pró-labore, é preciso que você avalie quais são os custos da empresa. 

Planejamento financeiro da empresa

“Na verdade, um planejamento pessoal e um empresarial não diferem muito na sua construção, mas sim nas premissas e no plano de contas”, diz Cláudio.

No caso do plano de gastos para um planejamento pessoal inclui-se moradia, alimentação, transporte, educação e lazer; enquanto o planejamento empresarial considera custos diretos, custos indiretos, despesas administrativas e despesas gerais.

Para criar o planejamento empresarial, alguns aspectos devem ser considerados, tais como: quantidade de funcionários e salários; quantidade de vendas por produto; preço de vendas de cada produto; sazonalidade de cada produto/serviço; custo fixo por produto; custo variável por produto/serviço e despesas. 

Sobre o GetNinjas

Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, que são realizados por profissionais de diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.