Dicas de lugares e como viajar sozinho pelo Brasil

Planejamento é o principal item na hora de embarcar numa viagem desacompanhado. Confira nossas dicas.

Quem não gosta de viajar? Provar novos sabores e ter novas experiências com muitas histórias para contar depois. Tirar umas férias com a família ou os amigos em algum destino turístico é ótimo. Mas você já pensou em conhecer outras cidades desacompanhado? Há diversos lugares para viajar sozinho no Brasil. 

Com certeza, em tempos de pandemia, todos os protocolos de segurança devem ser respeitados. Além disso, é necessário verificar se é preciso o passaporte da vacina contra a Covid-19 antes de embarcar. Esteja com suas doses em dia, ok? 

Os melhores lugares para viajar sozinho são aqueles que nos trazem novas experiências, por isso, listamos alguns. Conheça as dicas, cuidados e destinos na leitura a seguir. Embarque nessa com a gente!

Quais as vantagens de viajar sozinho?

É claro que existem vantagens! Uma viagem desacompanhado proporciona uma série de vantagens, mas a primeira delas é: liberdade de escolha. Estamos tão acostumados a planejar férias ou passeios em família, turma de amigos ou a dois que nos esquecemos do prazer que é poder escolher o que se quer fazer, na hora que quiser.

Viajar sozinho significa, antes de tudo, trabalhar a autoconfiança e a independência. Por isso, é preciso coragem. O viajante se lança ao mundo e se abre para experiências que ele deseja, permanecendo no controle de todo o passeio, o que resulta em aprender a saber se virar.

Aliás, ao viajar sozinho, você aprende não só consigo mesmo, mas também tem muito mais chance de conhecer novas pessoas e fazer amizades, seja com outros turistas ou com pessoas que moram no local. E isso torna a experiência ainda mais especial.

Mas atenção! A palavra de ordem ao viajar sozinho é planejamento.

Dicas para quem vai viajar sozinho

Em qualquer tipo de viagem, é fundamental tomar certos cuidados. Se você vai viajar sozinho, porém, é importante prestar ainda mais atenção. Assim, você evita problemas e curte o passeio em paz! Antes de fazer as malas, acompanhe algumas medidas importantes:

  • Pesquise muito sobre viajar sozinho

Pesquise com antecedência sobre o destino a fim de conseguir, por exemplo, uma passagem aérea barata, vale ter atenção a alguns aspectos fundamentais. É essencial, por exemplo, conhecer bem o local para onde você está indo: como chegar, que tipo de transporte é o mais recomendado, as distâncias, os cuidados a serem tomados nos passeios turísticos, onde é seguro ir, onde não é. Dessa maneira, você evita surpresas e já chega ao destino sabendo o que fazer e como fazer. A dica é ler bastante a respeito do lugar escolhido!

  • Comunique sobre sua viagem

Informe a alguém, seja parente ou amigo, a respeito do seu itinerário. Uma prática super recomendável é conversar com esta pessoa todos os dias da viagem. Hoje em dia, com as facilidades oferecidas por aplicativos, uma mensagem basta para dizer que está tudo bem. Afinal, imprevistos acontecem e é bom ter alguém de sobreaviso, certo?

  • Verifique se está com sua documentação

Antes de partir para suas férias incríveis, certifique-se de que está levando toda a documentação necessária com você. E isso vale para todo e qualquer passeio durante a viagem!  Certifique-se do que está levando: seus documentos, dinheiro suficiente, cartão de débito e ou/crédito, celular e/ou tablet.

  • Leve seus remédios 

Caso tenha uma gripe ou um problema estomacal, por exemplo, não haverá outra pessoa para ir à farmácia por você. Logo, monte uma pequena farmácia particular com tudo aquilo que pode ser preciso, desde antigripais, remédios para dor de cabeça e problemas de digestão, até band-aids e antialérgicos. 

  • Faça um seguro viagem

Aproveitar o máximo possível, gastando o mínimo, é quase sempre o sonho de todo viajante. Porém, se você viaja sozinho, você está totalmente por sua conta em risco. Por isso, não corte as coisas importantes, como seguro-viagem . Se em um primeiro momento pode parecer uma despesa extra, no momento do aperto, pode ser literalmente um salvador de vidas . Há seguros do tipo que cobrem também a perda de bagagens, por exemplo. Se preferir, você pode fechar um pacote de viagens, boa estratégia para se sentir mais tranquilo. Com todos os passos do planejamento listados, é a hora de decidir para onde ir. 

Dez cidades do Brasil para viajar sozinho

Confira as nossas dicas de dez destinos no Brasil que são ótimos para viajar desacompanhado. Confira:

1. Ouro Preto (MG)

2. São Paulo (SP)

3. Bonito (MS)

4. Jericoacoara (CE)

5. Curitiba (PR)

6. Paraty (RJ)

7. Cambará do Sul (RS)

8. Recife (PE)

9. Foz do Iguaçu (PR)

10 – Fernando de Noronha (PE)

Viajar sozinho pela primeira vez pode exigir um pouco de coragem, mas quem já desbravou o Brasil sozinho sabe como a experiência é transformadora. Trata-se de um período de descoberta não só das belas paisagens do país, mas também de si mesmo.

Uma viagem dessas pode ser, assim, uma fase de amadurecimento e de desenvolvimento de uma maior autoconfiança. Além disso, o viajante pode aproveitar mais o passeio, uma vez que está focado em si mesmo e nesse momento especial. Faça as malas e boa viagem!

Comentários estão fechados.