Dicas importantes na hora de pedir um aumento de salário

Ter bons argumentos, saber a hora certa e como reagir a um “não” são requisitos a serem levados em conta

Realmente a situação exige delicadeza e sutileza. Além disso, ter argumentos fortes na ponta da língua podem ajudar na hora de pedir aumento de salário. Afinal, na maior parte dos casos, os objetivos de um profissional quase sempre estão alinhados com a parte financeira.

Para muitos empregados, encontrar a melhor forma e oportunidade de fazer o pedido pode ser um grande problema. Falar com o chefe é um direito de qualquer profissional, mas para ter sucesso nesse pedido é essencial saber quando e como fazer essa solicitação.

Outro fator importante é saber como reagir aos diferentes tipos de resposta que o chefe poderá dar.

Na leitura a seguir, daremos dicas sobre quando é o momento certo para pedir um aumento. Acompanhe!

Como fazer para pedir um aumento de salário?

Pedir um aumento salarial não é uma tarefa fácil. Afinal, além de demonstrar resultados, é preciso que o profissional se atente ao momento correto. Vamos às dicas. 

Detectar o momento certo

Isso é fundamental antes de pedir qualquer coisa. Avalie se a empresa está ganhando ou perdendo clientes, se está contratando ou reduzindo o quadro de funcionários.

Detectar a saúde financeira é vital. Se o momento não for adequado, provavelmente pedir um aumento pode não ser uma boa ideia. Entender a dinâmica do momento que sua empresa atravessa te ajudará a ter maior sensibilidade à questão de saber se realmente é o momento ideal para pedir um aumento ou não.

Para evitar passar por uma frustração, é imprescindível que você analise com cuidado o momento de pedir o aumento salarial que tanto almeja.

Conhecimento do mercado

Após analisar o momento, se é propício ou não, vale também verificar o mercado como um todo. Faça uma pesquisa acerca de outras empresas do mesmo setor, comparando seu salário com o dos profissionais da mesma área e nível hierárquico que o seu.

Caso você identifique que seu salário está abaixo da média dos demais profissionais, utilize isso como um motivo para pedir um aumento. Seu chefe provavelmente sabe disso e não deverá impor muitas restrições caso o momento da empresa seja propício e você mereça receber uma promoção.

Faça uma autoavaliação

Faça uma autoavaliação e verifique se há alguma diferença entre a sua visão de que está em dia com as suas obrigações e a forma como o seu superior percebe isso.

Reflita sobre a qualidade de seu trabalho, confira como você tem lidado com prazos, problemas, novas tarefas e atribuições. Tente entender também se seu chefe e os demais profissionais estão sendo afetados positivamente pelo seu desempenho, além da empresa como um todo.

Prepare-se para a momento

Imaginar-se no lugar de seu chefe é um excelente exercício de empatia que você pode praticar. Leve em consideração os fatores mencionados anteriormente, como o momento da empresa, seu desempenho, sua importância para a empresa. 

Ao tentar se autoavaliar pela perspectiva dele, sua proposta poderá ser feita com menor risco de uma eventual rejeição. Atenha-se também à escolha do melhor período e lugar para conversar com ele.

Tentar propor um diálogo sobre o assunto sem a preparação adequada ou com tempo escasso pode não ser muito bem recebido pelo seu superior. Por isso, conduza a conversa com tom sutil e com clima leve, mas sem deixar de manter a objetividade e seriedade.

Pedido foi negado. O que fazer?

Se todos os argumentos falharem e a resposta for negativa, não tenha vergonha de perguntar o motivo. Além disso, peça dicas para conseguir atingir o nível que ele espera que você alcance. Verifique também se há metas a serem batidas e quais desafios precisam ser encarados para ter sucesso na empresa.

Dessa maneira, você terá mais chances de obter a tão sonhada promoção.

De olho em novas oportunidades

Se você acabou de receber uma negativa e se sentir desvalorizado e sem perspectivas de evoluir em sua empresa, volte sua atenção ao que o mercado de trabalho tem a oferecer. Você pode se candidatar a oportunidades que ofereçam maiores salários e perspectivas que seu emprego atual.

Essa também pode ser uma forma de aumentar seu salário, afinal, caso você receba uma proposta de outra empresa, em algum momento terá que comunicar ao seu chefe. 

Ele certamente irá perguntar o motivo de sua saída. Esse será o momento em que você poderá negociar e discutir sua permanência na empresa. A partir disso, é possível que você consiga equiparar o salário ao da proposta que recebeu.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Comentários estão fechados.