A saúde emocional do ser humano está atrelada a conquistas e a maneira como o mesmo lida com seus fracassos. E uma das coisas que mais tira o sono dos adultos, são os compromissos financeiros. Numa fase como a que estamos vivendo hoje, onde as incertezas tomam conta do futuro devido ao momento delicado, fica ainda mais complicado manter as contas em dia.

O cenário de crise não favorece, as demissões em massa assustam, as falências de pequenas, médias e até grandes empresas desestabilizam a saúde econômica dos países e mexem com a dinâmica no mercado financeiro. 

Nesse caso, se fossemos enquadrar o adversário na famosa Matriz SWOT (matriz de análise estratégica), ele ocuparia o campo de fatores externos (ameaças). Ou seja, algo inesperado e imprevisível.

Que não depende da empresa ou pessoa, ou melhor, que não está associado aos pontos fracos. Algo muito difícil de ser mensurado num planejamento prévio. 

Por isso, não podemos nos dar ao prazer de desesperar. É preciso compreender que é uma situação mundial e que esta árdua para a maioria das pessoas. Então, respira e vamos as dicas para tentar manter as contas estabilizadas.

Renegociar as dívidas

A primeira ação necessária para conseguir dimensionar o tamanho do problema é conhecer detalhadamente os custos fixos existentes.

Geralmente, os custos fixos são aqueles que não podemos deixar de pagar, pois são necessários para as necessidades básicas para o funcionamento de uma residência ou empresa (aluguel, energia, água, funcionários).

Após o levantamento, recomendo que analise quais desses custos podem ser cortados provisoriamente. Lembrete: o momento agora é de retirar de um buraco para tapar outro.

Feito isso, vamos a próxima fase: levantamento das contas (cartão de crédito, parcela de carro, promissórias) que foram feitas em diversas parcelas, considerando a condição de estabilidade anterior à crise.

Com esse levantamento em mãos você pode verificar quais são as contas passíveis de renegociação. Lembrete: o momento ruim não é um privilégio seu, por se tratar de algo global as empresas também estão interessadas em sanar as inadimplências.

Busque informação sobre as suas possibilidades. São muitas as oportunidades para estagnar ou renegociar as dívidas nesse momento. A Serasa Limpa Nome realiza ações para o consumidor a quitar débitos,  ofertando condições especiais.

Segundo o diretor da Serasa, Lucas Lopes, o objetivo é ajudar ainda mais as pessoas endividadas, que estão sofrendo com desemprego ou redução de renda, o que dificulta conseguir crédito; mais uma oportunidade de retomar suas atividades e ter de volta serviços essenciais”. 

Evitar gastos secundários

É importante entender que o período exige cortes e tem como objetivo principal poupar dinheiro.

Se diante dos seus levantamentos você chegou ao diagnóstico de que está utilizando mais de 30% dos seus recebimentos para quitar dívidas, é preciso rever os gastos e tomar uma atitude drástica. 

Antes de consumar qualquer compra, pense friamente se a mesma precisa ser realmente feita nesse momento. Se for algo que possa esperar, ótimo! O ideal é não acumular custos aos que já existem.

Todos nós conhecemos o prazer de comprar algo, mas a prioridade é sair da crise com os menores impactos possíveis. 

Use a criatividade para aumentar sua renda

Se colocar na posição de vítima não vai lhe ajudar. O que está feito não pode ser mudado, mas precisa ser resolvido, e a solução não é ficar se lamentando ou esperando pelos benefícios do governo. Todo momento de crise pede de nós ação!

Foi demitido? Caiu o número de vendas? Seu negócio parou devido ao afastamento social? Esses fatos não dependem de você. Busque alternativas.

Pesquise, estude, pense, analise ações dos concorrentes e comece a identificar o que pode funcionar para você. Só você pode mudar a sua realidade. 

Uma das coisas que tem crescido bastante, por se tratar de uma boa oportunidade para muitos, é o mercado digital. Através da internet seus limites estão associados apenas a sua determinação. São diversas as possibilidades para reerguer sua vida financeira.

Desde ecommerce a mercados de afiliados podem ser alternativas de aumentar sua renda em mais de 4 dígitos. 

Outro caminho é ficar atento ao que você faz bem feito.

Cozinha bem? Costura? Escreve? Sabe ensinar algo? Enfim, analise seus talentos e tente imaginar qual deles você se sentiria confortável em oferecer como serviço. 

Seja criativo, encare o desafio e se surpreenda com o seu poder de renovação e reação.

Além de resolver seu problema financeiro, irá lhe mostrar o quanto você é capaz e forte para administrar momentos de instabilidades. 

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil