A aposentadoria é um sonho para muitos brasileiros, muitos conseguem ter com facilidade, já outros é uma realidade bem distante.

Na maioria das vezes o aposentado tem direito a receber um beneficio com um valor alto acima do planejado, porem, por falta de informação, de auxilio e planejamento, muitos ficam perdidos e acabam recebendo valores menores do que deveriam receber.

Hoje vamos te dar dicas de como você deve planejar a sua aposentadoria para que no futuro você não tenha dores de cabeça. 

Não dependa apenas do INSS

Como todos sabem a Previdência Social é a forma mais comum de planejar a aposentadoria.

Porém aconselhamos o segurado a não se apegar somente no INSS, pois o piso e o teto salarial nesse tipo de investimento público são limitados e, consequentemente a aposentadoria da pessoa também ficará restrita.

É muito comum encontrarmos pessoas aposentadas fazendo “bicos”, para ter uma segunda fonte de renda, isso por que o valor pago não é o suficiente para manter os gastos domésticos e de saúde.

Para que isso não aconteça é fundamental buscar outras formas de investimentos a longo prazo.

Tenha a previdência privada como opção

A previdência privada é uma opção para aqueles que não querem depender apenas do INSS na hora de planejar a sua aposentadoria.

Para estes existem diferentes planos de previdência privada.

Quando devo começar a planejar minha aposentadoria?

O quanto antes você investir menor será a quantia mensal que vai ser preciso aplicar.

Além do mais, seu retorno tende a ser muito maior no futuro. 

  • Imagine que Dona Geralda começa a investir R$ 200,00 por mês aos 21 anos, focando em se aposentar aos 55 anos, neste caso ela estará investindo no seu plano de previdência privada durante 34 anos, e ainda terá chances de aumentar a contribuição e acumular ainda mais patrimônio.
  • Agora considere seu Joao que inicia suas contribuições aos 40 anos, com o valor de R$ 200,00, ainda assim, as chances de seu João de garantir uma aposentadoria mais confortável é muito grande.  

Por isso é importante começar a investir logo e planejar a sua aposentadoria, independente da idade, planeje-se para conquistar seus objetivos financeiros futuros 

Tenha clareza nos seus objetivos

É importante que você tenha em mente seu objetivo, para você estipular uma meta especifica, para que no futuro você consiga alcançar seu objetivo e consequentemente ter tranquilidade. 

Planejamento financeiro

É um dos principais requisitos para a saúde financeira de qualquer pessoa, principalmente para quem quer planejar sua aposentadoria.

  1. Coloque seus gastos em ordem;
  2. Controle sua renda (Saída e entrada de capital);
  3. Guarde dinheiro;
  4. Identifique seus gastos e seus custos mensais.

Essas atitudes são fundamentais para sua vida financeira, isso irá ajudar a você a ter benefícios a longo prazo e qualquer outra meta financeira com maior facilidade. 

Tenha suas contribuições em dia

Manter suas contribuições regular nos seus investimentos é essencial para planejar a sua aposentadoria e um futuro financeiro estável.

A disciplina é o segredo para quem quer alcançar a aposentadoria de forma tranquila.

É importante frisar que a cada pagamento atrasado consiste em um mês a mais de trabalho, o que pode retardar a sua aposentadoria.

Tenha outros tipos de investimentos

Investimento é o segredo para fazer seu dinheiro render, investimentos a longo prazo podem ser uma boa saída para quem já está pensando na aposentadoria. 

É importante que tenha atenção na hora de escolher no que investir, opte sempre por uma empresa que tenha rentabilidade previsível. 

Com isso concluímos que o planejamento da aposentadoria deve ser uma preocupação de todos os brasileiros, lembre-se, passada certa idade, você não poderá mais trabalhar, obviamente você terá que contar com algum tipo de renda.  

O quanto antes você começar a pensar sobre o planejamento da sua aposentadoria, maior será a sua qualidade de vida.

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.