DIMOB: Saiba qual o prazo e quem é obrigado a entregar

0

Na matéria de hoje vamos falar sobre uma declaração anual que deve ser entregue para a Receita Federal através de um Certificado Digital.

Acompanhe nossa matéria e entenda sobre esse assunto.

O que é Dimob? 

A sigla de Dimob é a declaração das informações sobre as Atividades Imobiliárias, este tipo de obrigação anual, como mencionamos acima, é entregue para a Receita Federal através do Certificado Digital, isto permite identificar fraudes ou tentativas de sonegação.

Quando foi fundada a Dimob?

Ela foi instituída no ano de 2003, o objetivo dela é promover resultados efetivos em cima dos processos de fiscalização que envolvem empresas de grande porte do setor de construção e administração de imóveis. 

Aconselhamos que estejam atentos e se organizem antes, pois, se deixar para última hora você pode informar dados errados, ou incompletos.

Esta obrigatoriedade é para empresas de qualquer regime tributário, seja, Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. 

Quem precisa entregar a Dimob? 

Caso você tenha uma empresa de natureza jurídica e logo exerce atividades de: 

  • Locação;
  • Intermediação;
  • Venda de imóveis.
Fonte: Google
Fonte: Google

Nesses casos é obrigatório entregar a Dimob, vamos ressaltar que são obrigadas a entregar a Dimob,   somente quem entrega o faturamento, se for ao contrário são dispensadas.

Veja abaixo, algumas informações sobre a Dimob:

  • Mesmo que tenha ocorrido a intermediação de terceiros, como imobiliárias, as pessoas jurídicas precisam apresentar a Dimob;
  • Em casos de extinção, fusão ou cisão total da pessoa jurídica, a declaração de Situação Especial precisa ser apresentada até o último dia útil do mês subsequente ao evento.

Quais são os prazos para entregar e qual a forma de entrega? 

Para este ano de 2021 a entrega será até o dia 28 de fevereiro, ela deve ser entregue pela internet pelo programa Receitanet, o mesmo encontra-se no site da Receita Federal.

Se ocorrer fora do prazo, o mesmo estará sujeito a multas. Aconselhamos a se planejar e jamais deixe de preencher as informações solicitadas.

Por: Laís Oliveira. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil