Documentos Contábeis: Quais devem ser enviados para o contador?

Mensalmente as empresas de contabilidade realizam a entrega de obrigações (documentos contábeis), cálculos de impostos e a geração dos livros obrigatórios de seus clientes para o governo. Para que não ocorram penalidades e fiscalizações é extremamente importante e necessário que os empresários enviem os documentos contábeis e informações que tiveram ou terão algum impacto financeiro e patrimonial em suas empresas.

Vamos listar os documentos contábeis mais comuns que o contador precisa para fazer as devidas escriturações contábeis, lembrando que não são limitados apenas aos documentos contábeis listados.

Documentos Contábeis

1. Movimento Fiscal

1.1. Todas as Notas Fiscais: de entrada e saída, de serviços prestados e tomados, conhecimento de transportes e compra de bens;
1.2. Notas Fiscais de concessionárias: Telefonia e de Energia Elétrica;
1.3. Arquivos Eletrônicos: arquivo na Nota Fiscal Paulista, Redução Z, Arquivos do Sped Fiscal e XML’s das notas fiscais;
1.4. Comprovantes de pagamentos dos impostos: DAS, DARF’s, GARE’s e GNRE’s.

2. Movimento Trabalhista

2.1. Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição Sindical e outras Contribuições Sindicais;
2.2. Recibos de pagamento: Salários, Pró-Labore, Férias, Vale Transporte (compra e entrega) e Atestados Médicos de Funcionários;
2.3. Movimentos e recibos de autônomos e Cooperados.

3. Movimento Contábil/Financeiro

3.1. Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Posição de Empréstimos e Desconto de Duplicatas;
3.2. Recibos e Contratos: de Locação, de honorários, despesas diversas e contratos a pagar;
3.3. Comprovantes diversos: de despesas e de receitas;
3.4. Arquivos eletrônicos: como extratos em ofx ou Excel;
3.5. Controle de caixa, bem como a posição dos valores recebíveis e a pagar;
3.6. Controle de Estoque;
3.7. Livro de Inventário.

Lembrando que qualquer comprovante ou documentos contábeis que esteja em nome da pessoa física do empreendedor não poderá entrar nas informações fiscais, ou ser contabilizado. Isso acontece porque as contas da empresa e dos sócios devem ser separadas.

A função do contador não é apenas informar o governo sobre as atividades da empresa e emitir uma guia de imposto. O contador pode ser um grande aliado para o empreendedor devido à quantidade de informações que possui: custos, giro de capital, encargos, tributos devidos e pagos. Tudo isso pode ajudar na tomada de decisões e planejamento fiscal e financeiro da empresa.

Toda empresa, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI), tem a obrigação de manter um contador. É mais que uma obrigação, o contador é fundamental para cuidar da saúde financeira de um negócio e mantê-lo regular.



DICA PARA CONTADORES: O primeiro passo da carreira profissional

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!



Conteúdo original Prolink