INSS: Documentos necessários para a aposentadoria do Dentista

0

Para encaminhar a aposentadoria do dentista é necessário a comprovação à exposição a fatores de risco, como agentes biológicos, ou seja, agente nocivo ao qual está exposto, intensidade e concentração do agente, e exames médicos clínicos.

O INSS, em regra, exige uma prova documental por ano, a exemplo dos seguintes documentos abaixo:

  1. Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP): formulário que possui as informações relativas ao empregado e dados referentes à empresa.
  2. Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), emitidos pelas empresas em que trabalhou, que embasam o preenchimento do formulário.
  3. Anotações em CTPS que indiquem recebimento de adicional de insalubridade, se houver;
  4. Documentos que comprovem que possui um consultório.
  5. Prontuários assinados por pacientes.
  6. Relatórios de convênios que atestem a realização de procedimentos
  7. Certidões dos órgãos fiscalizadores de classe ou de órgãos públicos dos quais houve algum tipo de trabalho desenvolvido pelo dentista.
  8. Pagamentos de impostos e taxas de licença para o exercício das atividades (ISQN, Alvará da Prefeitura, Vigilância Sanitária, etc…).
  9. A possibilidade prova testemunhal para comprovar a atividade profissional.

Cabe esclarecer que para comprovar períodos anteriores a 28/04/1995 – basta comprovar a atividade de Dentista;

Para concluir, quero ressaltar a importância que guardar os documentos citados acima, para que o Dentista consiga obter uma aposentadoria melhor.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por: Daniela Rocha, advogada, OAB/RS 78.222, especialista em aposentadoria e benefícios do INSS.

Fonte: Advogada Daniela Rocha