Doenças que Tem Isenção no Tempo de Carência de Contribuição do INSS?: Sejamos sinceros, algumas burocracias são criadas para ajudar e outros parece que só para prejudicar. Porém sabia que existe hoje 14 (quatorze) Doenças são isentas no Tempo de Carência de Contribuição do INSS? São Elas: Auxílio-doença e Aposentadoria por Invalidez Exigem Carência de pelo menos 12 (doze) meses de contribuição para serem concedidos aos segurados do INSS.

Doenças que Tem Isenção no Tempo de Carência de Contribuição do INSS?

Os Benefícios de Auxílio-Doença e também da Aposentadoria por Invalidez exigem uma carência de ao menos 12 (doze) meses de Contribuição para serem concedidos aos segurados do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Em contra partida, algumas Doenças consideradas mais Graves isentam os segurados de terem a obrigatoriedade de contribuir por um período mínimo de tempo. Isso é explicado pelo o advogado especializado em Direito Previdenciário, da plataforma digital Previdenciarista.

O que é um Período de Carência?

É o número mínimo de meses pagos ao INSS para que o segurado, ou em alguns casos o seu dependente, possa ter direito de receber um benefício

Quando o Segurado tem Direito?

Segundo o INSS, essa isenção será dada aos casos em que o pedido de benefício se deu em função de um acidente de qualquer natureza, inclusive decorrente do trabalho, bem como nos casos em que for acometido de alguma destas 14 doenças após se tornar um filiado do INSS. Ou seja, se já portar alguma dessas doenças antes de se tornar um filiado, não terá direito.

Quais são as doenças consideradas Graves, tem uma lista dessas 14 (quatorze) Doenças Graves, que isentam de carência no INSS? Sim, temos segue a tabela.



Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.



Fonte de referência e consulta R7