Doenças que mais geram afastamento do trabalho

Uma grande parte do dia o brasileiro passa no setor de trabalho. A correria do dia-a-dia pode criar muita agitação na vida do profissional. Essa correria pode em algumas situações levá-lo a ser acometido por doenças.

Podem ser doenças causadas pelo trabalho ou não, que vão levar o trabalhador a se afastar das suas atividades laborais. Uma saúde ruim pode levar os funcionários a não render durante o dia de trabalho. Se afastar do trabalho por motivos de saúde é mais frequente do que imaginamos.

Antes, o profissional se afastava das atividades laborais em decorrência de um acidente. Na realidade, os profissionais estão se afastando das suas atividades devido a transtornos mentais como ansiedade e depressão. Veja a seguir quais motivos levam o trabalhador a ter que se afastar do trabalho

Transtornos mentais como depressão e ansiedade

Uma das causas que mais afastam as pessoas do trabalho atualmente são os transtornos de ansiedade e depressão.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 18 milhões de brasileiros sofrem com a ansiedade (uma média de 9,3% da população), colocando o país como líder no ranking da doença.

Ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia. 

Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. É essencial identificar sintomas e procurar ajuda médica.

Dor nas costas

Muitos profissionais sofrem com dor nas costas relacionadas a problemas na coluna, comumente estes problemas estão relacionados à ergonomia.

A dor nas costas nem sempre é sintoma de uma doença. Algumas causas comuns são o desgaste excessivo, como na prática de exercícios ou no levantamento de peso em excesso, a permanência na posição sentada ou deitada por períodos prolongados, dormir em uma posição desconfortável ou o uso de uma mochila mal ajustada.

Também a dor pode ser devido a uma lesão por esforço repetitivo (LER), uma doença crônica que afeta o desempenho do trabalhador ao atingir os nervos, ligamentos, músculos e tendões.

Algumas profissões levam o profissional a ser diagnosticado com esse tipo de lesão. Quando você realiza tarefas manuais repetitivas.

Hérnia inguinal

A hérnia inguinal é a protrusão de uma alça do intestino através de um orifício que se formou na parede abdominal na região da virilha. As hérnias acontecem por descuido da natureza na formação dessa parede, que tem de suportar pressões muito altas.

Toda a atividade que exige emprego de grande força física pode facilitar o aparecimento de hérnias, principalmente nas pessoas com predisposição.

Neste caso, pode levar o trabalhador a ter que se afastar das suas atividades laborais.

Doenças do coração

As doenças do coração geralmente estão relacionadas a condições genéticas, má alimentação e também ao sedentarismo. O estresse no ambiente de trabalho muitas vezes é um agravante para quem sofre com alguma doença do coração.

O aumento de pessoas hipertensas vem crescendo cada vez mais, devido a uma rotina estressante no ambiente de trabalho. Motivo pelo qual pode levar o trabalhador a ter que se afastar das suas atividades laborais.

Acidentes de trabalho

Outro motivo que provoca o afastamento do profissional de suas atividades é o acidente de trabalho. Geralmente os motivos são variados, as fraturas e lesões podem acontecer por má utilização de ferramentas, cortes por descuido ou até mesmo pela não utilização dos EPIs.

Segundo a CLT, existem três principais tipos de acidentes de trabalho no mundo corporativo. São eles:

Típico;

Atípico;

De trajeto.

Típico

É um dos acidentes de trabalho mais comuns, porque ocorrem no ambiente de trabalho, em seus arredores, ou durante o expediente do colaborador.

Atípico

O acidente atípico ocorre em casos muito específicos quando há uma certa repetição das atividades exercidas no trabalho, ou da doença que esteja, de alguma forma, ligada ao ofício.

Exemplos de atividades que podem causar acidentes atípicos:

Atos de agressão ou sabotagem;

Contaminação durante o trabalho;

Acidente durante os períodos destinados a alimentação e descanso.

De trajeto

Quando o trabalhador sofre um acidente durante o trajeto, ou seja, ocorre durante o deslocamento do profissional de sua casa até a sede da empresa ou vice versa, seja em seu próprio veículo ou no transporte público.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Comentários estão fechados.