O coronavírus obrigou a todos entrarem num ritmo de quarentena evitando aglomerações, não saindo de casa e a mudar a rotina diária. Com isso as unidades do Trabalho do Brasil inteiro estão com seu atendimento suspenso temporariamente.

Por enquanto, o seguro-desemprego poderá ser solicitado totalmente online, usando o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou através do Portal de Serviços do Governo Federal. Será necessário que você faça apresentação de documentos exigidos, neste caso também poderá ser feito pela Internet.

O trabalhador formal tem de sete a 120 dias corridos após a data de demissão para solicitar o benefício, com exceção das empregadas domésticas, que devem fazer o requerimento entre sete e 90 dias.

E o tempo médio para a concessão após a solicitação costuma ser de 30 dias.

Como fazer a solicitação do seguro-desemprego pela Internet?

  • Você vai acessar o portal Emprega Brasil: servicos.mte.gov.br;
  • Caso você já tenha acesso, insira o seu login e senha ou faça um cadastro onde irá responder às perguntas;
  • Acessando, vai certificar de que o canto superior direito da tela apresenta os seus dados;
  • Na tela de serviços, escolha a opção Seguro-Desemprego;
  • Em seguida, clique na opção Solicitar o Seguro-Desemprego;
  • em seguida vai informar o número do Requerimento do Seguro-Desemprego, que foi fornecido pelo antigo empregador (esse número possui 10 digitos e está visível no canto superior do formulário);
  • Confira se as informações disponibilizadas estão de acordo com os seus dados pessoais;
  • Leia as regras legais para habilitação ao benefício e, ao final, confirme as informações;
  • Os dados estando corretos, você vai clicar em concluir. Surgirá na tela a palavra ATENÇÃO para que você confirme a sua solicitação do benefício. Na etapa seguinte, será apresentada na parte inferior da tela a frase “solicitação de benefício realizada com sucesso”.