É possível abrir uma empresa em um imóvel com IPTU atrasado?

0

Sim, na maioria dos locais é possível abrir uma empresa em um imóvel com IPTU atrasado, mas você precisará procurar a Secretaria da Fazendo do seu município e negociar a dívida. 

Na hora de abrir uma empresa, você pode se deparar com uma extensa lista de documentos e de exigências.

Santa burocracia! Você reserva um tempo para organizar tudo e lembra que o IPTU do seu imóvel está atrasado. E, agora, será que é impeditivo para abrir seu negócio nesse endereço?

Para começar com o pé direito, é recomendável que você esteja com tudo em dia, pois você vai precisar regularizar a situação do IPTU para emitir a CND (Certidão Negativa de Débitos).

Mas, calma, primeiro avalie se o seu negócio precisa realmente ser registrado nesse endereço. Se este não for o caso, você pode optar por colocar a sua empresa em outro local, e não terá problema algum com este IPTU em atraso (pelo menos para abrir o negócio). 

Caso você realmente precise que sua empresa esteja no endereço em que o IPTU está atrasado, como falamos acima, você pode procurar a Secretaria da Fazenda do seu município e negociar um parcelamento.

Importante, antes de qualquer coisa, fazer uma consulta prévia e verificar se a sua região permite o tipo de atividade que você quer desenvolver. 

Após a consulta prévia aprovada, e o local realmente é onde você gostaria de estabelecer a sua empresa, torna-se essencial a regularização do IPTU atrasado, pois os dados contidos nele serão utilizados para conseguir o CNPJ, registro na Junta Comercial, IE – Inscrição Estadual (se for necessária), elaboração de contrato social, alvarás, entre outros.

Na verdade, o mais importante é você estar organizado e, principalmente, informado sobre o que é necessário para você abrir seu CNPJ e que tipo de empresa é mais indicado para a atividade que pretende desenvolver.

Com a ajuda de uma empresa de contabilidade experiente, você poderá planejar melhor a abertura do seu negócio e avaliar qual é o melhor local para inscrevê-lo e, até, se vale a pena priorizar o pagamento do IPTU em atraso.

Afinal, você quer empreender para melhorar sua condição financeira, não é mesmo? E nunca mais atrasar suas contas! Por isso, planejar e priorizar em que investir a cada momento é fundamental.

Como eu faço para pagar o IPTU atrasado?

Se, com a ajuda do seu contador, você decidiu que é importante pagar o IPTU atrasado é muito simples. Normalmente, acessando o site da prefeitura do seu município e inserindo o número de inscrição do imóvel, você terá acesso aos débitos, poderá emitir a segunda via para pagamento e resolver o seu problema.

banco central

Você também pode procurar a Secretaria da Fazenda do seu município e negociar um parcelamento, caso seja necessário.

Para que serve o IPTU na hora de abrir uma empresa?

O IPTU é o documento que sinaliza que o imóvel está regularizado e, por meio dele, é possível verificar se não há outra empresa cadastrada no mesmo local.

Ele é apresentado para fazer a inscrição municipal,  estadual e alguns alvarás, se for o caso. Caso você não seja o proprietário do imóvel, você vai precisar do contrato de locação. 

Não necessito de um local físico para atender meus clientes, isso é um impeditivo para abrir empresa?

Se você não vai receber clientes e nem estocar produtos, você não precisa se preocupar em alugar um espaço e muito menos imaginar que isso seja empecilho para abrir o seu negócio, na maioria dos casos o município permite que você abra a sua empresa no seu endereço residencial. 

Para abrir o seu CNPJ, você precisa informar o endereço fiscal e não precisa abrir um ponto comercial somente para regularizar sua empresa.

Nele, você vai receber sua correspondência legal e desenvolver sua atividade. Basta que você tenha um endereço válido para formalizar sua empresa, e isso é muito comum para as prestadoras de serviços. 

Para que você entenda, o endereço fiscal é ligado às burocracias da sua empresa, e o comercial é onde ela vai funcionar de fato, onde recebe clientes, guarda seu estoque e utiliza nos materiais de divulgação do seu negócio.

Há casos, como muitas empresas prestadoras de serviços, em que somente o endereço fiscal é necessário. Há outros, em que o fiscal e o comercial estão no mesmo local. 

Se para a atividade que você vai desenvolver o endereço comercial é importante, ou seja, você vai divulgar e quer dar acesso aos clientes, a localidade tem que ser bem pensada.

Pesquise os tipos de exigências do município para sua atividade e opte por um endereço que sinalize profissionalismo e seriedade. 

Atrasos no IPVA e no IPTU me impedem de migrar para o Simples Nacional? 

Outra decisão importante que você e seu contador vão tomar na hora de constituir a empresa ou tão logo ela dê os primeiros passos vai ser, com certeza, a opção pelo Simples Nacional. 

Esse regime tributário foi criado para simplificar a vida dos empresários brasileiros e, além das regras para o enquadramento, por tipo de atividade e por porte da empresa, as dívidas com o Fisco têm sido o principal obstáculo para as empresas aderirem. 

Além dos débitos referentes ao Imposto de Renda, ICMS, ISS, PIS, Confins e outros, atrasos no IPTU e no IPVA de imóveis e automóveis em nome da empresa também impedem o enquadramento. 

Nestas poucas linhas de texto, você já percebeu que abrir um negócio exige organização e planejamento e que há várias decisões que você precisa tomar para começar bem seu empreendimento e evitar dores de cabeça. 

Com a ajuda da Contabilizei, você poderá abrir sua empresa sem custo e fazer esse processo totalmente online.  Conte com a gente para entrar no mundo do empreendedorismo com a segurança de ter ao lado parceiros que vão lhe apoiar e dar suporte para que você dê asas à sua imaginação e alcance todos os voos que quiser. 

Para saber mais sobre como abrir uma empresa, acompanhe nossos textos neste blog. E bons negócios!

Original por Contabilizei