É possível descobrir o CNPJ pelo CPF?

0

É possível descobrir o CNPJ pelo CPF? Esta é uma dúvida comum para várias pessoas. Por uma questão de segurança na contratação de uma empresa, por exemplo, a busca por dados de uma empresa, bem como de seus fundadores, muitas vezes se faz necessária.

Por outro lado, a possibilidade de se descobrir o CNPJ pelo CPF é proibida e coloca em risco esses mesmos profissionais, já que suas informações pessoais podem ser usadas para outros fins.

Neste artigo, explicaremos como é possível buscar informações seguras de um jeito prático e rápido. Confira!

É possível descobrir o CNPJ pelo CPF?

A busca por informações sobre uma empresa é justificada geralmente em casos de possíveis parcerias, compras ou vendas de produtos, contratação de serviços, entre outros, para a verificação de situação cadastral ou financeira. Por medidas de segurança, não é possível descobrir o CNPJ pelo CPF, pois implica violação de dados pessoais.

Diferenças entre CNPJ e CPF

Para quem não conhece o segmento empresarial a fundo, ou está entrando agora na área, vamos explicar aqui as diferenças entre o CNPJ e o CPF.

De forma bastante básica, o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) é para as empresas o que o CPF é para as pessoas físicas. É ele que permite a realização das atividades comerciais, administrativas e financeiras de uma empresa.

Sem o CNPJ, uma empresa não apenas perde a confiabilidade, como também não pode fazer alguns processos básicos, como a emissão de notas fiscais, a contratação de profissionais ou mesmo a declaração de impostos, entrando na ilegalidade.

Ferramentas para consulta de CNPJ

A partir do momento em que uma empresa possui um CNPJ, ela passa para a formalidade, ou seja, passa a existir efetivamente. Com isso, também passa a ter que cumprir uma série de obrigações, como declaração de Imposto de Renda, pagamento de tributos, entre outros.

Para saber se uma empresa está em dia com sua situação cadastral e financeira, é possível consultar as informações públicas por meio do respectivo CNPJ. Na falta dele, alguns sites permitem a busca pelo nome fantasia ou pelo nome dos acionistas.

Entre os portais mais seguros para fazer este tipo de consulta, vale destacar:

  • Receita Federal, por onde é possível emitir o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica pela internet em consonância com a Instrução Normativa RFB nº 1.863/2018;
  • Redesim, gerenciada pelo Ministério do Planejamento, permite a consulta do CNPJ a partir do nome fantasia de uma empresa;
  • Consulta Empresas, do Serasa, focado principalmente nos aspectos financeiro do negócio.

SAIBA+AZULIS: 7 vantagens de formalizar o seu negócio

O conteúdo foi útil? Conte com a Azulis para cuidar do seu negócio com ainda mais tranquilidade. Em nosso site, disponibilizamos um conteúdo atual e informações de qualidade para tirar suas dúvidas e ajudar no gerenciamento de sua empresa. Confira!

Dica extra do Jornal Contábil: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores.

Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. 

Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Fonte: Azulis