É possível fazer o Pix pelo cartão de crédito?

Saiba quais são as formas atuais de fazer esse tipo de transação e o que é preciso para que o cidadão consiga receber o Pix.

O Pix é um método de pagamento imediato, criado pelo Banco Central. Ele possibilita que cidadãos e empresas façam transações em menos de 10 segundos, utilizando um aplicativo de celular. Atualmente no Brasil, a quantidade de transações realizadas pelo Pix ultrapassa as da TEDs e do DOCs. 

O Pix caiu nas graças da população brasileira e para que ele continue sendo o queridinho das pessoas, as inovações não param.

Entenda mais sobre esse tipo de transação no artigo que preparamos.

É possível fazer o Pix com o cartão de crédito?

O primeiro passo é entender que o Pix é uma forma imediata de fazer transferência de dinheiro, portanto não é possível fazer uma transferência usando o cartão de crédito. De forma prática, não é possível enviar saldo de crédito, através do Pix. É necessário ter um valor na conta para fazer a transação, assim como qualquer outra forma de transferência de dinheiro.

De acordo com informações do Banco Central, o Pix não está associado com operações de crédito; por esse motivo, se alguém afirmar que usou o cartão de crédito para fazer a transação, essa pessoa está enganada. Não existe uma forma de fazer a operação sem saldo disponível na conta.

Como as instituições financeiras disponibilizam parte do limite do cartão de crédito para o Pix?

Apesar de não ter como fazer o Pix pelo cartão de crédito, algumas instituições financeiras liberam uma parte do limite do cartão de crédito para o Pix como uma forma de empréstimo. O banco transfere uma determinada quantia pré-aprovada para a conta do usuário. Dessa forma, com dinheiro na conta a transação pode ser realizada.

Importante: Essa transferência não é igual a convencional, portanto é preciso pensar bem antes de aceitá-la. Como foi mencionado, a transferência para o Pix é um espécie de empréstimo, assim o cliente estará sujeito aos juros e até algumas taxas extras. 

Quais são as formas de fazer o PIX?

Até o momento, existem 3 maneiras de fazer esse tipo de transação: colocando as informações do destinatário e confirmando a operação; leitura do QR Code criado por quem vai receber o pagamento e através de um código de “copia e cola” criado por quem vai receber o Pix.

Como receber o Pix?

Para receber o dinheiro é necessário informar a chave cadastrada. Essa chave pode ser o número do CPF, endereço de e-mail, número de telefone, entre outros, ou ainda criar um código, através do aplicativo do banco.

Comentários estão fechados.