É possível reaver os valores gastos em um cartão de crédito clonado?

O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais utilizados na atualidade, apesar da comodidade existem casos onde o cartão de crédito acabou sendo clonado.

Muitos apresentam dúvidas sobre o que fazer em situações como esta. Os valores gastos através do cartão de crédito clonado podem ser recuperados?

Atualmente, o método de pagamento é um dos mais utilizados em todo o território nacional. Ter seus dados “clonados” pode gerar preocupações e dívidas para o verdadeiro titular do cartão. 

Quando um cartão de crédito é clonado?

Seu cartão de crédito é clonado quando roubam as informações essências que eram contidas na tarja magnética do meio de pagamento. 

Anteriormente essas informações ficavam salvas na tarja magnética, atualmente 95% dos cartões em circulação teve o sistema substituído por um chip. 

Esse novo sistema impede que as informações sejam copiadas por criminosos. Antigamente, quando um cliente ia fazer o pagamento utilizando o cartão com tarja magnética, ele passava o cartão na famosa “maquininha” e tinha seus dados copiados. 

Atualmente as táticas para clonar cartão foram aprimoradas, com a mudança de sistemas os criminosos passaram a buscar outras formas de ter acesso às informações dos usuários. 

O phishing é um dos métodos mais utilizados no presente, é feita a criação de um e-mail ou página fraudulenta onde são disponibilizadas ofertas irresistíveis, dessa maneira o cliente insere seus dados na página para adquirir a mercadoria fictícia. Ao fornecer seus dados pode acabar tendo seu cartão clonado. 

Efetuar cadastros em aplicativos desconhecidos também pode acarretar esse tipo de problema. Hackers e pessoas que agem de má-fé podem se apropriar das informações disponibilizadas na base de dados, procure utilizar aplicativos conhecidos, principalmente quando for realizar alguma compra.

No Brasil foi adotado o sistema de chips em cartões de crédito, entretanto, muitos países ainda utilizam o sistema da tarja magnética, por isso, em viagens internacionais todo o cuidado é pouco.

Não entregue seu cartão de crédito para atendentes, deixar seu cartão na mão de alguém é dar o poder dela adquirir suas informações. 

Posso reaver os valores gastos pelo cartão de crédito clonado?

Caso identifique gastos desconhecidos em sua fatura procure tomar providencias. Segundo o Serasa, é necessário realizar o bloqueio imediato do cartão, faça a análise/verificação dos gastos desconhecidos e não se esqueça de registrar o boletim de ocorrência. 

Se o titular do cartão conseguir reunir as informações que comprovem que os gastos não foram realizados por ele, a instituição financeira deverá devolver os valores. 

Caso a devolução não seja feita, o titular que teve seu cartão clonado poderá acionar o Poder Judiciário na busca de reaver as quantias gastas por terceiros. 

Comentários estão fechados.