É possível recuperar minha CNH caso ela tenha sido cassada?

Recuperar a CNH cassada é possível, porém, é preciso cumprir com todas as determinações do Detran. Veja como proceder.

CNH Cassada

Para que possa dirigir um veículo pelas ruas é preciso possuir CNH, porém, quando ela está irregular, a pessoa precisará depender de carona ou do transporte público.

Ter a carteira suspensa ou cassada está previsto no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e essas situações acontecem quando algumas regras são descumpridas.

Se o motorista atingir mais de 20 pontos na habilitação, terá a carteira suspensa, porém, se ele continuar dirigindo, nesse caso terá ela cassada. 

Além disso, ele pode ter a habilitação cassada se for pego dirigindo embriagado, disputar rachas ou entregar o carro a uma pessoa não habilitada. 

Quando são cometidas essas infrações, a pessoa poderá ter a carteira cassada e, nesse caso, não poderá dirigir por um período de, pelo menos, 2 anos.

Como recuperar a CNH cassada

Quando a CNH é cassada, o documento deve ser entregue ao órgão responsável e ficará detida até que a pessoa passe por todos os processos necessários para recuperá-la.

A primeira coisa a entender é que o tempo de punição deverá ser cumprido, portanto, durante 2 anos ou mais não será possível dirigir.

Para que possa reaver o documento, precisará pagar taxas de emissão que podem variar de uma localidade para outra.

Além disso, deverá passar por exames médicos, avaliação psicológica e testes teóricos e práticos.

Antes de realizar os testes, precisará fazer um curso de reciclagem determinado pelo Detran, sendo que ele pode variar de seis meses a dois anos, conforme o que for estabelecido.

Durante esse treinamento serão ensinados assuntos como primeiros socorros, relacionamento interpessoal, legislação de trânsito e direção defensiva. A realização deverá ser feita em um dos postos do Detran ou em autoescolas credenciadas, sendo que o valor poderá variar.

Há algumas regiões que permitem que o curso seja realizado online, assim, as aulas são virtuais feitas por videoaulas e permitem mais flexibilidade em relação ao horário.

Após o curso, será aplicada a prova teórica que exige um percentual de acerto mínimo de 70% para que a pessoa seja aprovada e, posteriormente, possa realizar a avaliação prática.

CNH

Em caso de reprovação, deverá refazer todo o processo. Já se for aprovada em todas as etapas, a habilitação será devolvida e a pessoa poderá voltar a dirigir. 

A importância de recuperar a CNH cassada

Quem sempre dirigiu e teve a CNH cassada, sentirá falta desse hábito e da rotina que ele permite, porém, é muito importante recuperar a CNH cassada por diversos fatores, como:

  • Poder voltar a dirigir;
  • Contratar um seguro auto, já que para isso precisa ter uma CNH válida;
  • Não ser multado por dirigir com a habilitação irregular;
  • Reaprender a legislação de trânsito e outros conteúdos que permitem mais segurança nas vias.

Recuperar a CNH cassada é um processo que pode ser demorado, principalmente pelo fato de proibir que o motorista volte a conduzir veículo por um determinado período. 

Entretanto, essa é a única maneira da pessoa não correr o risco de infringir novamente a lei. 

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org