Sim, você pode trocar de contador! Isso é um direito de todo empreendedor. Independentemente do motivo, você é livre para buscar um novo serviço de contabilidade que atenda melhor às necessidades do seu negócio a qualquer momento. Sendo assim, também não existe um momento mais indicado para fazer essa troca, o que define a hora é a sua necessidade. Afinal, nenhuma empresa deve ficar correndo riscos por não estar em dia com as suas obrigações, não é mesmo? Aqui vamos dar todas as dicas para quem está passando por esse momento tão temido pelos pequenos empreendedores, mas que, na verdade, está longe de ser um bicho de sete cabeças.

Afinal, posso trocar de contador?

Muitos empreendedores ficam em dúvida ao perguntarem “posso trocar de contador?”. A contabilidade é uma área fundamental para o negócio, garantindo que todas as obrigações legais sejam cumpridas, mas sem acabar pagando mais impostos do que seriam necessários.

Por isso é imprescindível contar com um serviço de qualidade e que atenda às particularidades da empresa. Porém, nem sempre isso acontece. É aí que o empreendedor se depara com a dúvida: posso mudar de contador? A resposta é sim, você pode trocar de contador! 

Qual o melhor momento para fazer essa troca? Como mudar de contabilidade e será que isso é um processo complicado?

Vamos responder essas e mais perguntas que você tenha sobre mudar de escritório contabilidade, além de trazer dicas para escolher um serviço melhor para sua empresa!

A importância da contabilidade

Agora que você já sabe a resposta para “posso trocar de contador”, é fundamental entender a importância dessa transição para o sucesso do seu negócio.

Todas as empresas — exceto MEIs — têm a obrigação de ter um contador. Isso não é à toa: este profissional ou escritório terceirizado é responsável por regularizar todas as obrigações fiscais do negócio, como impostos e folha de pagamento, cuidar de questões envolvendo seu patrimônio, identificar e evitar problemas e manter toda documentação destas áreas organizadas e atualizadas.

Além disso, esse serviço ainda pode contribuir nas tomadas de decisões estratégias, ajudando no planejamento de despesas e na previsibilidade de crescimento e lucro. 

A contabilidade é importante em todas as fases de uma empresa — da sua abertura, expansão a seu encerramento — resolvendo todas as questões fiscais e pendências de cada etapa.  

Considerando a complexidade do sistema tributário e fiscal praticado no Brasil, ter alguém para cuidar destas questões e se atentar às constantes mudanças legais é fundamental para cumprir cada dever e deixar o empreendedor tomar conta de outras necessidades do negócio.

No entanto, quando o serviço de contabilidade de uma empresa não atende às expectativas ou até mesmo não cumpre corretamente suas obrigações, diversos problemas podem ocorrer:

  • Não pagar impostos importantes e ter que responder ao Fisco mais tarde;
  • Pagar mais tributos do que são necessários;
  • Não optar pelo regime de tributação mais adequado ao negócio;
  • Não declarar corretamente os bens da empresa e acabar caindo na malha fina;
  • Não contribuir com as decisões estratégicas, prejudicando o planejamento do negócio;
  • Não manter os livros e documentos contábeis organizados ou atualizados, afetando o controle e gestão das informações;
  • Não acompanhar as mudanças na legislação e continuar adotando práticas desatualizadas.

Mesmo que o trabalho seja assinado por um contador, ainda sim o empreendedor e sua empresa podem ser responsabilizados por irregularidades fiscais, incluindo até respondê-las na esfera penal. Por isso é fundamental acompanhar as ações da contabilidade, certificando-se de que está tudo sendo feito corretamente.



DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!



Conteúdo original Contabilizei