ECD: nova versão do programa é publicada, saiba mais

Versão 9.0.4 do programa da ECD foi publicada no dia 21 de junho, esteja atento para não perder o prazo de envio da Escrituração Contábil Digital.

O prazo para envio da Escrituração Contábil Digital está chegando ao fim e se encerra no dia 30 de junho, contudo uma nova versão 9.0.4 do programa da ECD foi publicada. 

É de extrema importância que profissionais contábeis estejam atentos as atualizações para se manter por dentro das alterações na ECD. 

Versão 9.0.4 do Programa da Escrituração Contábil Digital

A nova versão 9.0.4 do Programa da Escrituração Contábil Digital foi publicada no dia 21 de junho e conta com as seguintes alterações: 

  • Correção do erro na recuperação da ECD anterior com registro J800.
  • Melhorias no desempenho do programa por ocasião da validação.

Download da nova versão

O programa validador da Escrituração Contábil Digital versão Java pode ser utilizado nos sistemas operacionais abaixo, desde que obedecidas as seguintes instruções:

  • A máquina virtual java (JVM) 1.7 ou superior, deve ser instalada.
  • Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale.

Para baixar a versão 9.0.4 do programa validador da ECD acesse a área de downloads do sítio do SPED ou clique aqui.

Prazo para envio da ECD encerra dia 30 de junho

A entrega da Escrituração Contábil Digital deve ser realizada até o dia 31 de maio do ano seguinte ao ano-calendário referente a escrituração, desta forma, neste ano devem ser encaminhados os dados que se referem ao ano de 2021.

Embora, comumente o prazo seja até dia 31 de maio neste ano de 2022 o envio foi prorrogado e se encerra em 30 de junho. 

Isso ocorreu, pois, atendendo a uma solicitação da Federação Nacional das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), a Receita Federal prorrogou a entrega da ECD 2022 

Deixar de enviar a Escrituração Contábil Digital pode gerar multa

O envio da ECD é passível de multa assim como outras obrigações, no caso da Escrituração Contábil Digital os valores das multas podem variar de R$100,00 a R$5 milhões. Os tipos de multas são: 

  • Multa pela não entrega;
  • Multa por valor omitido;
  • Valor inexato ou incorreto; e 
  • Multa por atraso de entrega.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.