ECD: nova versão do programa validador é publicada, confira

Uma nova versão do programa validador da Escrituração Contábil Digital a versão 9.0.2 da ECD foi publicada, confira as alterações.

O programa validador da Escrituração Contábil Digital (ECD) teve uma nova versão publicada na versão 9.0.2. 

É importante estar atento a essas atualizações de versões para se manter sempre atualizado sobre a  Escrituração Contábil Digital.

Versão 9.0.2 do Programa da ECD

As novas versões são lançadas com o objetivo de gerar melhorias e corrigir erros, a versão 9.0.2 conta com as seguintes alterações:

  • Correção da regra de validação (advertência) referente a atualização de conta contábil.
  • Melhorias no desempenho do programa por ocasião da validação.

Download da versão 9.0.2

O programa validador da Escrituração Contábil Digital versão Java pode ser utilizado nos sistemas operacionais abaixo, desde que obedecidas as seguintes instruções:

  • A máquina virtual java (JVM) 1.7 ou superior, deve ser instalada.
  • Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale.

Para baixar a versão 9.0.2 do programa validador da ECD acesse a área de downloads do sítio do SPED ou clique aqui.

Envio da Escrituração Contábil Digital (ECD)

A entrega da Escrituração Contábil Digital deve ser realizada até o dia 31 de maio do ano seguinte ao ano-calendário referente a escrituração, desta forma, neste ano ela devem ser encaminhados os dados que se referem ao ano de 2021. 

O envio da ECD é passível de multa assim como outras obrigações, no caso da Escrituração Contábil Digital os valores das multas podem variar de R$100,00 a R$5 milhões. Os tipos de multas são: 

  • Multa pela não entrega;
  • Multa por valor omitido;
  • Valor inexato ou incorreto; e 
  • Multa por atraso de entrega. 

Não perca o prazo para envio da ECD

O prazo para entrega como mencionado é até dia 31 de maio, no entanto, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Fenacon e o Ibracon enviaram um ofício ao secretário Especial da Receita Federal, na tentativa de prorrogar o prazo para envio da escrituração. 

A solicitação ocorre pois, a entrega da ECD em 31 de maio, coincide com a data limite de transmissão de outras obrigações, como a declaração de imposto de renda, o que impacta diretamente as demandas dos profissionais da contabilidade.

No entanto, não houve mais nenhuma confirmação sobre o prazo ser prorrogado ou não, sendo assim, até o momento o ideal é não perder o prazo até 31 de maio para evitar possíveis multas por atraso na entrega da escrituração. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.