Substituta da declaração de renda de pessoa jurídica desde 2015, a ECF (Escrituração Contábil Fiscal) foi implementada com o intuito de chegar ao lucro fiscal das instituições de modo mais rápido aos olhos dos fiscais. 

Tendo que ser feita anualmente por todas as pessoas jurídicas, essa documentação requer uma atenção especial por parte de sua empresa, pois trata-se de um documento de extrema importância e não pode conter erros.

No post de hoje, iremos entender como funciona essa documentação e quais são os seus prazos para que você possa se organizar.

ECF Prazo de entrega – Saiba Mais

A ECF tem por objetivo ligar dados contábeis e informações fiscais referentes ao Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e, mais tarde, passou a substituí-lo.

Sendo assim, vigente desde 2015, esse novo modelo  de documentação passou a ser adotado para a agilização ao processo de acesso do fisco e para, consequentemente, possibilitar uma eficiência superior na fiscalização por meio de dados digitais, já que, por intermédio da ECF, um número maior de dados fica disponível para o fisco

último dia útil de julho (31) é o prazo final para a entrega da ECF 2020.

Mas quando se trata dessa burocracia, não se pode deixar para administrar tudo em cima da hora, afinal, o conjunto de complexidades que envolve tal procedimento é extremamente numeroso. 

Por exemplo, se você deixar de enviar sua escrituração, as multas podem chegar a 1,2 mil reais por mês. E esse com certeza é um custo que você não quer arcar.

Vale salientar que não são somente penalizados aqueles que deixam de enviar a documentação, mas aqueles  que as enviam de forma errada também. 

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Starsoft