jornal contábil




Peça fundamental na gestão das empresas, o Empresário Contábil tem seu dia comemorado hoje, 12 de janeiro. Para marcar a data, a Sage, multinacional do setor de softwares para gestão de pequenas e médias empresas, traz dicas para o profissional da área melhorar a execução das suas atividades e aperfeiçoar a gestão do escritório de contabilidade.

“Há muitas oportunidades para aqueles que desejam empreender no setor contábil. Ter conhecimento sobre o conteúdo técnico e estar preparado para fazer a gestão de pessoas e clientes são a chave para ter sucesso”, afirma Jorge Santos Carneiro, presidente da Sage no Brasil. Confirma as dicas abaixo.

1. Avaliar e planejar: o primeiro passo é avaliar o ano anterior, refletindo sobre as práticas que trouxeram resultados positivos e aquelas que não foram bem-sucedidas. Junto com a equipe de funcionários é possível fazer o balanço e a mensuração dos resultados, ouvindo também sugestões de novas ações. Com isso, trace de forma clara as metas para o novo ano, estabelecendo as ações estratégicas para que os resultados sejam alcançados.

2. Preparo e qualificação: o conhecimento técnico em finanças, legislação e tributação é essencial para atuar na área. Para isso é necessário estar atento as constantes alterações que ocorrem, sobretudo, nas leis. Em 2016, por exemplo, haverá mudanças nas emissões de declarações. A nova proposta facilita a atividade contábil, uma vez que o profissional precisará fazer apenas o upload dos documentos de comprovação de renda para realizar a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).

3. Ferramentas de gestão: para começar o ano preparado para enfrentar a concorrência é importante garantir um rápido atendimento aos clientes. Softwares de gestão podem tornar o trabalho dentro do escritório mais organizado, facilitando o acesso a informações de forma prática e segura. O uso da tecnologia também auxilia na diminuição do tempo gasto com obrigações administrativa, permitindo que o gestor de dedique na conquista de novos clientes.

4. Inovação: a concorrência na área contábil cresce a cada dia com a abertura de novos escritórios, tornando necessário conhecer o mercado e a rotina dos concorrentes. Para garantir a sobrevivência do escritório é preciso pensar sempre a frente, buscando trazer inovações para o negócio e novas vantagens aos clientes. No caso de escritórios especializados, na área de impostos por exemplo, a sugestão é que se reflita sobre a possibilidade de expandir as áreas de atuação como forma de se manter atrativo para as empresas.

Sobre a Sage

A Sage é líder de mercado em sistemas de pagamento, contabilidade e folha de pagamento, apoiando a ambição de empreendedores pelo mundo. Iniciou como uma pequena empresa no Reino Unido há 30 anos e agora, com seus mais de 13 mil colaboradores distribuídos em 23 países, é parceira dos milhões de empresários que são responsáveis pela energia que move a economia global. A Sage reinventa e simplifica a contabilidade das empresas por meio de tecnologias inovadoras, trabalhando com uma crescente comunidade de empreendedores, empresários, comerciantes, parceiros e desenvolvedores. Como membro do índice FTSE 100, a Sage apoia ativamente as comunidades locais em que atua e investe para fazer a diferença por meio da filantropia, através da Sage Foundation.

Mais informações em: www.sage.com.br

Veja nosso Caderno Especial:

Revista Empresário Contábil