Educação Financeira: Ter a noção exata dos próprios gastos é a chave para não cair no endividamento

Em análise divulgada no primeiro semestre desse ano, a Serasa Experian e o IBOPE Inteligência apontam para a correlação entre a experiência de vida e o equilíbrio das finanças pessoais. De acordo com o levantamento, habilidades como leitura, escrita e matemática refletem menos a melhora no comportamento financeiro do que o passar dos anos e a experiência adquirida ao longo destes. Os resultados corroboram o efeito da ausência da educação financeira na grade escolar de alunos em sala de aula. Assim, é com o passar dos anos e a vivência adquirida que as pessoas tendem a aprender o que é educação financeira.

A seguir, Verônica Moura, gerente nacional da SOS Tecnologia & Educação, escola profissionalizante pioneira no Brasil em ensino de informática e tecnologia que possui em seu portfólio cursos voltados à educação financeira, destaca quatro vantagens que o equilíbrio financeiro leva à vida das pessoas.

Organização

A pessoa que alcança a educação financeira passa a ter noção de quanto gasta em cada despesa que possui. Assim, uma das recomendações que se faz para que a organização seja efetiva é a de que todos os gastos estejam computados em uma planilha ou em um software de controle.

“Essa medida é necessária para a pessoa não se perder nos pagamentos que deve realizar e correr o risco de cair no endividamento. Ao colocar na ponta do lápis tudo o que lhe é essencial, ela terá a exata noção do quanto sobra para gastos extras. Tal organização tornará o dia a dia da pessoa muito mais tranquilo na vida financeira”, diz Verônica.

Um novo consumidor

Ao colocar em uma planilha de controle tudo o que precisa pagar, o consumidor passa a se questionar se há despesas desnecessárias nessa conta. Desta maneira, ele poderá repensar quais gastos são cruciais e qual quantia financeira pode ser guardada como uma reserva para dias necessários.

“Com essa visão é muito mais fácil definir o que é fundamental no cotidiano, o que pode ser substituído por algo mais barato e quais gastos são supérfluos. É normal consumidores mudarem seus perfis de compra após terem a exata noção do quanto ganham e qual quantia mensal deve ser direcionada aos demais custos com os quais arcam”, ressalta a gerente da SOS Tecnologia & Educação.

Mais tranquilidade

Ter o controle da vida financeira permite à pessoa ter tranquilidade nos gastos diariamente. “Viver em situação de caos financeiro causa muito estresse. Com conhecimento e consciência é possível fazer escolhas com maior harmonia e traçar metas para alcançar seus objetivos pessoais”.

Futuro planejado

Para conseguir planejar o futuro é necessário ter o controle do presente. Com os gastos sob controle é possível dar passos mais ousados para os próximos anos: a compra de um imóvel, uma viagem dos sonhos ou mesmo a chegada dum filho.

“Com os gastos regulados e os investimentos feitos, é possível pensar em ações futuras para si e a família com o pleno equilíbrio financeiro alcançado”.

SOS: Com mais de 30 anos de mercado, a SOS é pioneira em cursos de tecnologia no Brasil. Apresenta metodologia de alta performance para o desenvolvimento de profissionais especializados na liderança em tecnologia, design, digital arts e negócios.

Sobre a MoveEdu: a MoveEdu detém as maiores redes de cursos profissionalizantes do Brasil: Prepara Cursos, Microlins, People e SOS. Com mais de 30 anos de experiência no setor, 500 mil alunos ativos e milhões formados e cerca de 1,2 mil unidades no país, as marcas oferecem mais de 90 opções de capacitação profissional em diversas áreas.