O Núcleo de Justiça Comunitária da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Nujuc) registrou um aumento de mais 500% no número de acordos celebrados. Os dados levam em consideração o comparativo dos dois primeiros meses dos anos de 2018 e 2019. Neste ano, foram realizados mais de 240 atendimentos com 35,5% de efetividade. O aumento aconteceu após a alteração de endereço, em janeiro deste ano, quando o atendimento passou a ser realizado de segunda a sexta na Av. Senador Salgado Filho, 2868B, Lagoa Nova.

Os dados registrados pelo Nujuc apontam que foram realizados exatos 242 atendimentos em busca de mediação, tendo 150 deles levado a uma reunião entre as partes. Ao fim desse processo, foram celebrados 86 acordos, 505% a mais que os 17 firmados no mesmo período de 2018. Os acordos assinados pela Defensoria Pública do Estado possuem valor de decisão judicial e são encaminhados para a execução.

Segundo a coordenadora do Nujuc, a defensora pública Fabrícia Gaudêncio, o crescimento pode ser creditado a mudança de endereço do Nujuc que funcionava anteriormente no Shopping Estação, na Zona Norte, e passou a funcionar neste ano junto ao Núcleo de Primeiro Atendimento, na Av. Senador Salgado Filho, em Lagoa Nova.

“Com a nova instalação do Núcleo foi possível atender um número maior de pessoas em razão da própria estrutura física e de pessoal existente no Primeiro Atendimento, aliado ao fato de que foi possível aprimorar o fluxo de atendimento, estimulando ainda mais a conciliação entre as partes objetivando a paz social e familiar”, registra a defensora.