Atualmente existem diversas soluções capazes de melhorar o dia à dia de sua empresa, à obrigatoriedade da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é uma delas,dessa forma preparar e adaptar à sua empresa para emitir nota fiscal tornou essencial para o crescimento e otimização da empresa dentro de seu projeto financeiro.

Mas afinal o que é preciso saber para emitir nota fiscal dá forma correta?

A  obrigatoriedade da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) se deu primeiramente para substituir à nota fiscal convencional, além de poder ser armazenado eletronicamente.

O objetivo concreto da NF-e é controlar e registrar à circulação de mercadoria para que posteriormente sejam tributadas,sendo que à validade jurídica da Nota Fiscal é garantida pelo Certificado Digital de quem a emite e à recepção desse documento eletrônico pelo Fisco.

A Nota Fiscal Eletrônica substitui as notas de modelo 1 em todas as situações que em que estes documentos possam ser utilizados,tais como Nota Fiscal de Entrada,operações de importação e exportação, operações interestaduais ou ainda operações de simples remessa. A diferença,entretanto é que ao emitir eletronicamente, à Secretaria da Fazenda consegue monitorar todas as etapas do processo de circulação de mercadorias, proporcionando assim maior segurança e rapidez à fiscalização dos contribuintes.

Basicamente são poucos passos para que a empresa esteja apta para emitir NF-e, o primeiro deles é obter uma certificação,após isso apostar em um credenciamento e escolher um bom software que faça boa parte do serviço de gestão das notas.

Então vamos aos passos para saber o que é preciso para emitir nota fiscal

  • Certificado Digital

Para que à NF-e tenha validade jurídica é necessária uma assinatura digital que confirma a  autenticidade da Nota Fiscal. Esse documento se chama Certificado Digital e pode ser retirado junto à autoridade Certificadora credenciada pelo ICP Brasil (Infraestrutura das Chaves Públicas Brasileiras). Os modelos mais comuns para o comércio são o A1 e o A3, sendo o primeiro armazenado no computador do usuário e o segundo armazenado e processado em um token USB ou cartão com chip.

  • Credenciamento

Após à validação do Certificado Digital,o empreendedor deverá fazer o credenciamento na Secretaria do Estado da  Fazenda do estado onde se localiza o seu negócio para providenciar o cadastro da empresa, processo esse que varia de estado para estado,mas que costuma ser simples só necessitando de alguns dados da  empresa. Para quem nunca emitiu NF-e é recomendável que se cadastre na modalidade “em homologação” para que as notas sejam emitidas no modo teste até que seja realizado o treinamento para emissão de NF-e. Outro ponto importante é sempre contar com o apoio do suporte do seu sistema para realizar esses procedimentos.

Você vai precisar de um software gerador de notas fiscais eletrônicas. Essa é uma das opções para substituir o emissor gratuito (Que hoje já não pode ser usado em alguns estados). Existem vários sistemas gestores que emitem NF-e à custos reduzidos no mercado e que não necessitam desse trabalho extra, entre eles está o Uniplus. Basta então procurar um que melhor se adapte às características e condições econômicas da sua empresa certamente é um investimento que vai valer a pena.

Via Rtek – Fundada em 2006, somos uma empresa moderna e inovadora, com o objetivo de facilitar a vida dos comerciantes e varejistas, através de Softwares de Gestão Empresarial.

Acreditamos que a caminhada para o sucesso se torna natural, quando se trabalha com dedicação, foco e parceria. Por isso, zelamos pela satisfação dos nossos clientes e excelência dos nossos serviços.

Trabalhamos com o software Uniplus, desenvolvido para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, Cupom Fiscal, Controle de Estoque, Controle Financeiro, Força de Vendas, Controle de Lote e muito mais. Ideal para quem busca um sistema simples, eficiente, versátil e com um preço justo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.