Empreendedor: O que fazer para não ser devorado pelo mercado?

0

Ser um empreendedor de sucesso no Brasil demanda de muitos cuidados e conhecimentos que tornam-se imprescindíveis diante do cenário do mercado, independente de qual o ramo ou setor empresarial, ou mesmo dependendo do porte do negócio, se é um microempreendedor individual iniciando seus trabalhos, ou mesmo alguém que já esteja se consolidando como marca.

Afinal, é necessário que se tenha os devidos cuidados e conhecimentos ao empreender justamente por conta dos levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde mesmo antes de todo esse caos da pandemia do novo Coronavírus, dados apontaram que 22% das empresas que iniciam as suas atividades legais não completaram sequer um ano no mercado, encerrando as atividades deixando ainda muitas vezes o empreendedor totalmente endividado, em muitos casos.

Ainda segundo o IBGE, 6 a cada 10 empresas que atuam no mercado brasileiro fecham as portas em apenas 5 anos de atividades, outro dado preocupante e que também sequer sofria a influência da crise econômica causada pela Covid-19.

Portanto, empreender no Brasil é um desafio, isso é um fato, e para cumprir esse desafio de forma que se alcance o sucesso esperado ao planejar o seu negócio, demanda de alguns cuidados e conhecimentos essenciais.

Desafios, cuidados e conhecimentos necessários para empreender

Óbvio que o passo que se dá ao decidir empreender é importantíssimo, e que merece ser celebrado, afinal, são os negócios que sustentam a economia de um país, e empreender exige uma coragem admirável por quem a tem.

E esse passo inicial demanda de, como dito, cuidados e conhecimentos necessários para superar os desafios cotidianos. E podem ser considerados imprescindíveis os seguintes pontos ao empreendedor:

Disciplina de um vencedor

A disciplina é fundamental em inúmeros fatores e pontos do dia a dia, e quando se cita a rotina de um empreendimento então, essa disciplina deve ser redobrada.

O primeiro entendimento disciplinar é que por você estar empreendendo não significa que você está livre do seu chefe, como todos temem, mas você é o seu chefe.

E ser você mesmo o chefe é maior a responsabilidade de estar inteirado em tudo o que ocorre, de ser mais do que nunca proativo em tudo e todos os setores que possam existir – principalmente o financeiro -, ter a disciplina e dedicação com os horários e cumprir a rigor o que se planeja como meta visando sempre o objetivo a ser alcançado, que é fundamental para o sucesso empresarial e financeiro, mesmo tratando-se de um microempreendimento.

Organização à risca

Comprometimento, é a palavra que define a organização de um empreendedor. Deve-se ter a dedicação com todas as responsabilidades, desde saber onde guardar cada um dos documentos importantes, sem ter dúvidas se já assinou ou não determinada nota, jamais alheio às informações da parte da contabilidade da empresa, sempre mantendo em dias as contas e a organização contábil, entre muitos outros exemplos que demandam de total organização.

Responsabilidade financeira

Outro ponto essencial para manter o sucesso de uma empresa, sem que haja a confusão financeira, ou mesmo ocorra de se perder quanto ao que foi ou não gasto do caixa de seu empreendimento, ou mesmo o que tem a ver com as finanças pessoais.

Pode ser praticamente um tiro no pé, como diz o dito popular, misturar as finanças pessoais com as contas da empresa.

Aquela única vez em que você passa num barzinho a conta no cartão de crédito que é do seu negócio, ou mesmo usar o dinheiro da sua conta para comprar determinado material que necessita para algum setor, é a deixa que precisava para isso tornar-se um ciclo vicioso.

É primordial organizar e separar finanças empresariais das pessoais, e contar com os serviços de uma contabilidade que possa tomar conta dessa parte tão importante de um empreendimento, sempre com o conhecimento e inteirando-se de todos os registros do que entra ou sai no caixa da empresa.

Liderança exemplar

Como dito, é fundamental que haja o interesse de conhecer todas as atividades de cada um dos setores ou responsabilidades de seu empreendimento, ser mais proativo do que nunca e principalmente quando se trata do setor financeiro, garantindo que as contas estejam organizadas e contando com o auxílio de um escritório de contabilidade que possa colocar em ordem as finanças empresariais.

Quando você tem essa proatividade e passa a ter o conhecimento de determinadas tarefas ou funções, você poderá auxiliar o seu funcionário sabendo o que está falando, e assim ele que é um profissional naquilo, saberá que tem um líder à frente dele tentando ajudar munido também desse conhecimento e com a humildade de trabalharem juntos, e não apenas um chefe cobrando resultados a distância.

Comunicação e reconhecimento

Bem provável que quando alguém torna-se um empreendedor, ele já esteve do lado sendo um funcionário, conhecendo as rotinas de estar sob comando de alguma liderança.

E por já ter tido essa experiência, sabe do quão importante é manter em dia a comunicação com todos os profissionais envolvidos nas rotinas empresariais.

A importância de manter sempre alinhados todos os pontos, seja para levantar a pauta de que patamar está determinada atividade, ou mesmo na questão de ouvir os funcionários pois, eles por estarem ali diariamente dedicados às suas atividades, têm um conhecimento prático que talvez um olhar que não esteja a todo o tempo presente pode não enxergar.

E mais importante do que manter essa comunicação, é reconhecer um trabalho bem feito. Só com o devido reconhecimento é que o funcionário entrega o que se pode de melhor entregar, e seja esse reconhecimento por bônus financeiro ou não, apenas o reconhecimento de um “Obrigado” refletido em atitudes que faça esses profissionais sentirem-se como parte da empresa é importante para manter o bem-estar e a dedicação de cada uma dessas pessoas, afinal, elas são a base do sucesso também.

É importante atentar-se à todos esses pontos quando se administra um negócio. É talvez a receita mais humilde e pé no chão, popularmente falando, de quem quer ser um empreendedor reconhecido e consolidado no mercado.

Por Pabi Contábil, assessoria e gestão empresarial