Empreendedorismo 2020: Qual perfil a pessoa que quer trabalhar por conta própria precisa ter?

0

Trabalhar por conta própria é uma saída que muitas pessoas encontram para se livrarem dos meios de emprego tradicionais e buscarem rendimentos maiores, podendo, inclusive, escalar seus ganhos e atingir altos patamares de faturamento e lucratividade.

Nos últimos anos, graças às instabilidades econômicas e a baixa oferta de emprego, muitas pessoas passaram a optar pelo empreendedorismo para manter sua vida financeira ou, até mesmo, alcançar patamares de rentabilidade muito elevadas.

Neste artigo, ajudaremos você descobrir como trabalhar por conta própria pode ser vantajoso, bem como, se esse tipo de atividade se enquadra com o seu perfil. Acompanhe!

Qual perfil a pessoa que quer trabalhar por conta própria precisa ter?

Inicialmente, é crucial que você saiba, exatamente o perfil de pessoas que pretendem trabalhar por conta própria, pois, nem todos conseguirão executar suas atividades sem ter uma pessoa cobrando por seus resultados.

Existem pessoas que, efetivamente, não têm o perfil necessário para atuar dessa forma. Algumas necessitam de receber ordens de seus superiores para sentirem-se motivados a executar determinadas tarefas.

Além disso, o trabalho de quem é empreendedor costuma ser um pouco solitário no início. Você não terá com quem dividir suas dificuldades, perdas e outros problemas. Assim, se uma pessoa tem o perfil de quem gosta de, diariamente, ter alguém para conversar, dificilmente, trabalhar sozinho será uma boa opção.

Então, qual seria o perfil da pessoa que quer trabalhar por conta própria? Simples, precisa ter a personalidade do empreendedor, aquela pessoa que não se importa em ter que trabalhar um pouco mais que o necessário, que sabe que para ter sucesso em seu empreendimento precisa andar uma milha a mais que a maioria das outras pessoas.

Quem trabalha por conta própria precisa saber que, nem sempre, não ter um chefe será a solução para todos os seus problemas. Ele precisa ter a consciência que, em determinados momentos, deverá arcar com todas as responsabilidades e dificuldades que surgirem em um dia, entretanto, quando as coisas boas acontecerem, ele será agraciado com todas as vantagens que elas podem proporcionar.

Quais são as 4 principais vantagens de trabalhar por conta?

Agora, vamos mostrar quais são as principais vantagens que as pessoas que trabalham por conta podem esperar. Continue lendo!

Ser o seu próprio chefe

Um dos principais benefícios de trabalhar por conta é ser o seu próprio chefe. Isso significa que você não deverá prestar contas de sua atividade para outra pessoa — a não ser os seus clientes ou quem contratou seus serviços — além de não ter que cumprir metas estabelecidas por outras pessoas.

Fazer seus horários de acordo com sua disponibilidade

Outro ponto benéfico que merece destaque é o fato de a pessoa que trabalha por conta fazer o seu próprio horário de trabalho. Nesse ponto, apesar de ser um grande benefício, muitas pessoas acabam errando feio.

Isso porque, definir o seu horário não quer dizer que será possível trabalhar pouco. É fundamental que o empreendedor tenha em mente que ele precisa definir o seu período de trabalho e respeitar isso com bastante pontualidade.

Controlar seus próprios ganhos

Além disso, a pessoa que trabalha por conta também tem a chance de controlar quanto quer ganhar. Isso porque, todas as diretrizes do seu negócio, bem como, estratégias de vendas e outras que são necessárias à sua atividade deverão ser executadas por você.

Sendo assim, o sucesso do seu empreendimento caberá somente você, sendo a sua responsabilidade estudar e aplicar todos os fundamentos para ter um negócio de sucesso.

Estabelecer as normas de seu próprio trabalho

Por fim, quem trabalha por conta estabelece as suas próprias rotinas e normas de trabalho, portanto, fica livre para definir como serão exercidas determinadas funções. Entretanto, é importante ter cuidado para não cair no erro de criar métodos e estratégias de forma errada e acabar transformando esse benefício em um grande problema.

O que é importante considerar antes de começar?

Antes de iniciar a sua jornada trabalhando por conta é fundamental observar alguns pontos. O primeiro dele está relacionado com suas finanças. Você precisa ter um capital para fazer o negócio girar em um primeiro momento em que ele não será capaz de gerar uma rentabilidade adequada para suprir todas suas necessidades financeiras.

Além disso, é preciso elaborar uma rotina de trabalho diária, com todas as atividades que serão desenvolvidas. Isso evita que você caia no maior problema de quem decide trabalhar por conta: atuar sem foco e disciplina. Em seguida, é necessário elaborar um bom plano de negócio, mas isso será assunto para o nosso próximo tópico.

Qual a importância do plano de negócios?

O plano de negócios é, basicamente, um projeto que demonstra como sua atividade funcionará. Nele, são descritas todas as ações necessárias para ter sucesso, tais como: investimentos necessários, marketing, questões financeiras, entre outras.

Além desses detalhes administrativos, esse documento conterá os objetivos do seu trabalho, bem como, os seus propósitos, auxiliando em muito nas decisões que você, certamente, precisará tomar ao longo dos seus dias.

Com esse tipo de ferramenta é possível determinar o futuro da sua atividade, bem como, mensurar os resultados que podem ser obtidos com ela. O plano de negócios é uma ferramenta que responderá algumas perguntas básicas que surgirão em sua atividade que são, basicamente: como, porquê e com quem fazer parcerias.

SAIBA+AZULIS – Entenda o que são as vendas B2B

Quais são as tendências do mercado?

Trabalhar por conta é uma tendência real no mercado. Segundo dados publicados pela revista exame o número de empreendedores no Brasil chegou a incrível marca de aproximadamente 52 milhões de pessoas.

Estamos vivendo em um momento totalmente propício para quem deseja e tem condições de largar empregos formais e passar a viver, exclusivamente, comercializando seus próprios produtos ou serviços, fomentando ainda mais o empreendedorismo em nosso país.

A medida que o empreendedorismo vai crescendo no país, os governantes vão criando ainda mais meios para que essas pessoas possam crescer e outras também passem a empreender, criando assim, uma onda de prosperidade e crescimento.

Como você pode perceber, trabalhar por conta é a nova tendência do mercado e, além disso, pode proporcionar benefícios incalculáveis para quem deseja obter ganhos financeiros elevados, crescendo de forma gradual e podendo chegar a níveis inimagináveis.

Se você tem o próprio negócio ou pensa em empreender, a Azulis é o lugar certo. Na nossa plataforma, você encontra soluções gratuitas que ajudam a construir o sucesso da sua empresa, como o comparador de maquininhas e o lembrete do DAS MEI.

A Azulis também conta com o Vida de Dono, um portal de conteúdo onde você encontra dicas, conhece histórias inspiradoras e tira dúvidas sobre temas essenciais do mundo do empreendedor.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Fonte: Azulis