Independente do motivo – transição de carreira, busca de novos desafios ou mudança de área dentro da mesma – alguns cuidados devem ser observados ao ingressar em um novo :

1- Avaliação constante: nos priros meses de trabalho, você será avaliado por todos os colegas, não somente pelo . Então, evite deslizes como, por exemplo, chegar atrasado ao escritório ou reuniões.

2- Foco no aprendizado: você foi contratado levando em conta tudo o que já fez e o que sabe fazer, mas durante os priros meses nessa nova posição concentre seus esforços nos desafios que ela trará. Faça um levantamento dos conhecimentos (cultura da , informações técnicas, modelo de negócios etc) que o novo exige, trace um plano para aprender o que falta e não tenha vergonha de perguntar aquilo que não entendeu.

3- Reconheça o esforço dos outros: tenha paciência. Antes de propor as suas ideias ou alternativas busque conhecer as pessoas e entender como as coisas foram feitas na área até a sua chegada. E só depois, demonstrando respeito pelo que já foi realizado, faça as suas sugestões. Afinal de contas, eles chegaram até ali sem precisar da sua ajuda.

4- Coloque as cartas na mesa: não deixe pontas soltas com o seu novo : alinhe expectativas sobre a sua atuação, principais projetos, atividades e entregas. Sempre que possível, procure-o para falar sobre os seus progressos, peça ajuda, demonstre que está empenhado em aprender e agregar ao time.

5- Busque oportunidades: procure pequenas brechas na sua rotina para apresentar soluções simples e que trarão visibilidade rapidamente. Novas formas de apresentar um , uma nova ferramenta ou um jeito mais fácil de executar uma tarefa, são bons exemplos.

6- Invista nos relacionamentos: nos priros meses em uma nova posição você estará focado em aprender o máximo possível e em entregar as suas demandas, mas não se esqueça de investir nos relacionamentos com os novos colegas de trabalho. Sugestões: convide colegas para almoçar e vá até a mesa das pessoas ao invés de só enviar emails.

7- Postura de camaleão: lembre-se de que é você quem tem que se adaptar à e não o contrário. Então aproveite as priras semanas no novo para ler o ambiente, ouça atentamente o que os outros funcionários tem a dizer sobre a organização, antes de dar opiniões e soluções que podem não ser adequadas. A mesma regra vale para a vestimenta e linguagem: observe os seus colegas e busque se adequar ao estilo já adotado pela companhia.

8- Colega de trabalho x amigo do peito: nem sempre os seus companheiros de baia irão se tornar amigos pessoais. Então, espere um pouco, crie vínculos com as pessoas e só depois envie os famosos convites de amizade para o facebook ou conte sobre o seu final de semana.

9- Pratique o desapego: se você aceitou fazer parte de um nova , abrace-a. Tente se desapegar do estilo de gestão, da cultura e dos colegas que lá ficaram. Repetir excessivamente frases como: lá na “XPTO fazíamos assim, fazíamos assado …, era superlegal por isso e aquilo”. Esse comportamento, além de não ser muito bem visto pelo time, demonstra que você ainda não conseguiu entrar de cabeça na nova empreitada.

Via Catraca Livre

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