Empresário: Conheça 6 dicas para evitar erros durante a apuração de impostos

0

Considerada como um elemento importantíssimo nos processos de questões tributárias, contábeis e fiscais, a apuração de impostos comprova a regularidade das empresas frente às leis nacionais.

Sendo assim, possíveis erros em cálculos e até o atraso em pagamentos, podem resultar em penalidades como a aplicação de juros e até mesmo, a imposição de multas.

Diante disso, as empresas também podem se ver obrigadas a pagar valores relativos a impostos considerados excessivos.

Essas são questões que preocupam muitos empresários que conhecem a gama de tributos cobrados no país. 

Por isso, reunimos algumas informações que podem ser úteis para facilitar o processo de verificação dos impostos em seu negócio.

Mas antes de tudo, é preciso entender que essa apuração de impostos começa com a escolha do regime tributário que melhor irá se encaixar com as necessidades da empresa em questão.

Por isso, é importante analisar com cautela cada opção de regime e saber quais são as obrigações que irão se tornar uma rotina, pois, o resultado será o recolhimento correto dos impostos. 

Temos à disposição os seguintes regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Para te ajudar a fazer a apuração dos impostos também é necessário que as finanças de sua empresa estejam organizadas.

Neste sentido, a nossa dica é realizar um planejamento tributário detalhado para evitar erros.

Além disso, o responsável também precisa cumprir outras questões, como por exemplo: 

  1. Cálculos: possíveis erros na base de cálculos podem resultar em erros maiores ainda no valor total a ser recolhido pela empresa. Por isso, esteja atento aos números e sempre faça o cálculo em conformidade às regulamentações do tributo que está sendo apurado, pois, a legislação brasileira passa por alterações constantes que podem interferir na exatidão de seus cálculos; 
  1. Alíquotas e Crédito Tributários: atenção às alíquotas durante seus cálculos e sempre confira todos os dados das tabelas oficiais, além disso, verifique quais créditos tributários seu negócio tem direito para utilizá-lo de forma correta, pois, a má gestão também podem interferir de forma negativa na apuração dos impostos;
  1. Obrigações Acessórias: são aquelas que se encontram nas legislações tributárias do país. As principais são o pagamento do tributo e acompanhamento dos dados das movimentações da empresa que comprovam a apuração do imposto;
  1. Agenda Tributária: devido à sua grande importância, a organização das finanças da empresa aparece aqui novamente, o que resulta no pleno cumprimento de todas as obrigações. Sendo assim, criar uma agenda com todos os prazos de pagamento de impostos e obrigações, também pode ajudar a equipe a ter mais tranquilidade na apuração. 
  1. Auditorias: realizar auditorias na empresa pode te ajudar a encontrar erros que passariam despercebidos. Através deste trabalho periódico, podem ser averiguados questões importantes como as notas fiscais, a entrega das obrigações acessórias, fazer o controle de estoque, dentre outros quesitos importantes para manter o funcionamento da empresa. 
  1. Plataformas Digitais: os empresários devem usar a tecnologia a seu favor. Sendo assim, para a emissão e pagamentos, uma boa ideia é contar com as plataformas digitais para evitar erros na apurados dos impostos. Assim, é possível ter o controle de todas as datas de pagamento de tributos de forma mais simples e rápida. Também evita o pagamento de guias em duplicidade, o que causa vários transtornos devido o reembolso de valores. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Samara Arruda